Última semana do drive thru da vacinação antirrábica em Salvador

Esse é o último final de semana para tutores de cães e gatos da capital baiana poderem proteger os animais de estimação contra a raiva com a vacinação no sistema drive thru. A estratégia, adotada de forma pioneira no país pela Prefeitura, acontece nesta sexta (18), sábado (19) e domingo (20), das 9h às 16h, na Arena Fonte Nova e na Praça do Sol, no bairro de Periperi.

“Essa será a última oportunidade para os responsáveis dos pets, principalmente aqueles que encontram dificuldade de buscar o serviço no decorrer dos dias úteis, imunizarem os cães e gatos com as comodidades que a modalidade drive thru oferece”, destacou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização é obrigatório. Os animais também devem ser transportados com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor, um acompanhante seja levado no veículo para conter o animal no momento da aplicação da dose.

“Definimos algumas orientações específicas para evitar incidentes durante a estratégia. Cães de grande porte, por exemplo, devem ser vacinados fora dos automóveis para segurança do vacinador e do tutor. Também orientamos que os responsáveis pelos pets mantenham as janelas dos veículos fechadas para evitar possíveis fugas indesejadas”, completou a veterinária.

Iniciada em 17 de agosto, a estratégia já imunizou mais de 70 mil animais. A expectativa do CCZ é imunizar pelo menos 180 mil pets no município. Além dos drives, a ação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, em mais de 92 postos de saúde espalhados pela cidade.

Neste período de campanha, os agentes de combate às endemias também percorrem as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes, de segunda a sexta-feira.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados