Prefeitura promove ações de conscientização e apoio à comunidade surda

Com objetivo de conscientizar a população sobre acessibilidade e a luta da comunidade surda, a Prefeitura realiza diversas ações durante o Setembro Azul, mês que marca a visibilidade deste público. O conjunto de ações inclui capacitação dos servidores municipais em Libras, parcerias com entidades da sociedade civil que atendem pessoas surdas e para atendimento especializado nas áreas da educação, assistência social e saúde, além do suporte oferecido pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD).

A UPCD também promove tradução/interpretação de Libras em eventos realizados por órgãos municipais e entidades parceiras, como reuniões ou atos realizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), Festival da Primavera, Festival Acessarte – Arte e Acessibilidade e o Dia D de Contração da Pessoa com Deficiência. Outra ação importante da gestão municipal foi a contratação de mais de 30 intérpretes de Libras para atuação na rede municipal de ensino, junto às crianças e jovens surdos do grupo 5 ao 6° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de facilitar a comunicação com os professores, equipe escolar e colegas.

Em comemoração ao Setembro Azul, a UPCD retomou as aulas do Curso de Capacitação em Libras para servidores municipais de forma on-line, através de plataforma desenvolvida pela Prefeitura. Em função da pandemia, as aulas presenciais estão suspensas.

Wagner Andrade, diretor da UPCD, explicou a importância do mês de conscientização para comunidade surda. “Setembro é o mês do ano mais importante para todo o movimento da pessoa com deficiência. É também um mês para dar visibilidade à comunidade surda, para valorizar e difundir o uso da Libras, além de reconhecer a importância fundamental dos tradutores e intérpretes, que são um elo fundamental na promoção da acessibilidade comunicacional”, explica.

O atendimento na UPCD pode ser realizado através dos telefones (71) 3202-2343 e (71) 3202-2265. A unidade fica localizada na sede Sempre, na Av. Estados Unidos, n° 50, Ed. Sesquicentenário, 6° andar, no bairro do Comércio. Além disso, é possível entrar em contato também pelo endereço de e-mail upcd @ salvador. ba. gov. br ou pelo Instagram e Facebook (@ upcdsalvador).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados