Unidades móveis retomam agenda semanal com coleta no Hiper GBarbosa e no Shopping Ponto Alto

Os hemóveis retomam o roteiro de atividades semanais pós-pandemia nesta terça-feira (15) e seguem até a sexta-feira (18), com coleta no Hiper GBarbosa da avenida San Martin, e no Shopping Ponto Alto, na avenida São Rafael. A expectativa é de alcançar 60 bolsas por unidade móvel, número que possibilita o atendimento de até 480 transfusões.

De acordo com a coordenadora de coleta e captação da Hemoba Iara Matos, por conta da pandemia, o roteiro do hemóvel será retomado com restrições no número de pessoas por ônibus e com a necessidade de uma sala arejada anexa, cedida pelos centros comerciais para realização da triagem.

“Voltamos, mas com todo protocolo de prevenção à covid-19, mantendo o distanciamento, usando apenas duas das quatro poltronas de coleta, com a triagem clínica fora da unidade móvel. Além do uso obrigatório de máscara e disposição de álcool em gel para todos”, explica.

Com a retomada das atividades, os hemóveis começam a semana em dois centros comerciais. No Hiper GBarbosa, o atendimento ao público externo acontece das 8h às 17h. Já no Shopping Ponto Alto, o horário será das 12h às 19h.

O diretor da Hemoba Fernando Araújo lembra que com a suspensão dos atendimentos nas unidades móveis, também ocorreu uma queda na coleta de bolsas.

“A coleta nos hemóveis chegam a representar 40% do nosso estoque. Por isso nossa estratégia de captação durante a pandemia foi começar com o Hora Marcada, com agendamento nas 24 unidades de coleta na Bahia e montamos a coleta itinerante com o Hemoba em Casa, indo a condomínios e associações de bairro”, diz.

Recomendações – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados