Curso gratuito para candidatos a procurador da República cotistas abre inscrições até 25 de setembro

Com o objetivo de aumentar a diversidade nos quadros do Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Pedro Jorge, com participação da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Educafro, recebe, a partir desta terça-feira (15), inscrições para o Projeto Identidade, o primeiro curso preparatório à carreira de procurador da República, gratuito, voltado a candidatos e candidatas cotistas, com aulas de temas principais e orientação de estudo. As incrições, tanto para estudantes quanto para professores-voluntários, vai até 25 de setembro.

O Projeto é resultado direto da tese 17, aprovada no 1º Congresso Técnico da classe, em 2017: “Favorecer a inserção de membros oriundos de classes sociais menos abastadas, negros e mulheres através da realização, pela FPJ, de curso de preparação específico, online, a ser ministrado pelos Procuradores da República aos aprovados na primeira fase do concursos para membros do MPF”. Diante disso, o projeto Identidade surge como o início dessa luta incansável para a igualdade.

A sociedade brasileira vive uma realidade racista e discriminatória e a busca é para construção de um programa dirigido para ingresso de afrodescendentes no Ministério Público Federal, uma vez que, atualmente, brancos correspondem a 85% dos membros, enquanto negros, 14%, conforme pesquisa do Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério Público Federal publicada na Informação técnica nº 2/2020.

O projeto conta com o trabalho de voluntários e não gerará qualquer custo para os envolvidos. As aulas serão gravadas e disponibilizadas em plataforma única. Outros voluntários poderão auxiliar no planejamento de estudos e retirada de dúvidas sobre a carreira, matérias do concurso e formas de estudo.

Mais informações e inscrições estão no endereço https://anpr.org.br/projetoidentidade

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados