Projeto abre espaço para debate sobre prevenção do suicídio

Para conscientizar os jovens neste mês de prevenção ao suicídio, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promove o projeto “Protagoniza Jovem no Setembro Amarelo”, que visa criar um espaço de bate-papo, onde este público terá a oportunidade de expor suas idéias, objetivos de vida e perspectivas pós-pandemia, além de falar sobre suas dores e angústias.

Durante todo o mês de setembro, serão realizadas ações em instituições para discutir o combate e a prevenção ao suicídio, levando ao conhecimento dos jovens o Estatuto da Juventude. A ação conta com a parceria de profissionais de psicologia e órgãos que trabalham diretamente com a temática.

Nos encontros serão abordados assuntos sobre o tema do Setembro Amarelo, políticas públicas voltadas para a juventude e o combate e prevenção do suicídio. Além disso, haverá distribuição de exemplares do Estatuto da Juventude e kits, composto por máscara, sabonete, repelente e álcool em gel.

A equipe responsável pela realização das ações é composta por psicólogos, representantes da diretoria e coordenação da Juventude da SPMJ. Os encontros acontecem de acordo com o espaço e estrutura de cada local. Na entrada dos locais, as equipes orientam sobre o uso fundamental de máscaras, realiza medição de temperatura e disponibiliza álcool em gel para os jovens. A primeira ação do projeto aconteceu na última quarta (9), na Associação Emília Machado, em Marechal Rondon, e contou com a participação de aproximadamente 27 jovens.

A secretária da SPMJ, Rogéria Santos, destaca a importância do espaço de diálogo. “Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras de preveni-lo, principalmente entre a juventude, não apenas neste mês de setembro, mas durante todo o ano. Atitudes simples como demonstrar apoio e ser um bom ouvinte podem salvar vidas. E é isso que estamos fazendo através do Protagoniza Jovem no Setembro Amarelo”.

Cronograma – Ontem (13), o bate-papo aconteceu na instituição Força Jovem Universitários (FJUni), localizada na Igreja Universal, na Av. Antônio Carlos Magalhães, no bairro da Pituba. Hoje (15), será realizada às 14h, no Lar Fabiano de Cristo, localizado na Av. Afrânio Peixoto, em Coutos. No dia 19 de setembro, a iniciativa acontece às 9h, na Organização Anjo Amigo, localizada no Colégio Estadual Rubén Dario, na Avenida San Martins.

Já no dia 24, a atividade acontece no Espaço Cidadania CIEE, às 15h, através de transmissão pela plataforma virtual Google Meet. No dia 25, às 17h, a SPMJ realizará a ação na Associação Nintai de Karatê, localizada na Rua Nestor Duarte, no São Caetano. E, por fim, para finalizar a programação do Protagoniza Jovem no Setembro Amarelo, o Mercado Modelo deve receber uma ação de conscientização e prevenção ao suicídio no dia 30 de setembro, às 15h.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados