Salvador ganhou 13 novas ciclovias e terá outras cinco até novembro

O projeto de ampliação das vias reservadas para ciclistas em mais 35km, até o final deste ano, segue a todo vapor. Do início de 2020 até agora, a Prefeitura entregou 13 novas vias para bikes e finalizará outras cinco até novembro, totalizando 316, com 8km de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas por toda cidade. Dos 281,8km atuais, 221,2 km foram implantados pela Prefeitura desde 2013, quando a cidade passou de fato a priorizar e estimular quem anda de bike.

Segundo o cronograma de atividades da Transalvador, até o final deste mês devem ser entregues quatro obras: a ciclofaixa de 4km localizada na Avenida Afrânio Peixoto (entre a Avenida Engenho Oscar Pontes e Avenida da França), uma outra de 1,2km na mesma via (na altura da Avenida Almirante Tamandaré), a de 2,5km na Avenida Luís Eduardo Magalhães (indo da Orla a Pernambués) e a de de 3km no Centro Administrativo da Bahia. Uma ciclovia de 1, 7km também será entregue em novembro na Avenida Octávio Mangabeira, na Pituba (entre o Largo das Baianas e a Arena aquática).

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, Salvador vem investindo fortemente na ampliação do sistema cicloviário da cidade. “Entendemos que é o meio de transporte sustentável, saudável e que tem ganhado espaço em todas as cidades e grandes centros do mundo, principalmente agora na pandemia, em que o transporte público se torna menos seguro. Hoje, a nossa cidade estimula o uso de bike de diversas formas, inclusive premiando com folgas servidores da Prefeitura que vão trabalhar utilizando esse modal”, destacou.

Obras prontas – Entre as 13 vias para ciclistas entregues desde o começo deste ano estãp a ciclofaixa de 14km que liga a Avenida Luís Eduardo Magalhães ao Cabula, a de 200 metros da Rua Ver. Menezes Leone, na Pituba (entre o Ponto 7 e a Rua Amazonas), a de 100 metros na Rua Mato Grosso, também na Pituba, a de 850 metros na Avenida Oceânica (entre o Largo Camarão e a Praça das Gordinhas), a estrutura de 1,5km em Amaralina (do Quartel do Exército ao Largo das Baianas) e a de 1,9km na Avenida Tamburugy (entre a Paralela e Piatã).

Também foram entregues a ciclofaixa de 2,1km da Avenida Tamburugy (Orla a Piatã), a de 750 metros da Avenida das Dunas, em Itapuã, o cicloviário marginal de 3,3 km do Alphaville, na Avenida Paralela, a de 700 metros da Avenida Orlando Gomes, próximo ao Bairro da Paz, a ciclovia de 200 metros na Rua Cônego Pereira, nas Sete Portas, e a de 1,2km da Rua Carlos Gomes, no Centro.

Vá de bike – Além da expansão das vias para ciclistas, a Prefeitura tem outras iniciativas que fomentam o estímulo no uso das bikes. Entre elas, a premiação com folgas aos servidores que fazem uso de bicicletas para irem ao trabalho. A medida iniciada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) se entendeu a todas as secretarias da gestão pública durante a pandemia.

As ações de incentivo ao uso da bike não param por aí. Outra ação que merece destaque é o sistema de compartilhamento de bicicletas do projeto Bike Salvador. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike, vinculado à Saltur, com patrocínio do Itaú Unibanco e gerenciamento dos equipamentos pela Tembici. Atualmente, são 50 estações e 400 bicicletas. São 710 vagas disponíveis em todo sistema.
Fotos: Jefferson Peixoto

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados