Mata Escura volta a ter medidas restritivas de combate à Covid-19

O prefeito ACM Neto anunciou na manhã de hoje (11) a inclusão de Mata Escura na lista de bairros que passam por medidas restritivas. Com isso, a localidade, que já havia contado com as ações de proteção à vida e contenção do coronavírus em agosto, volta a ter os cuidados a partir do próximo domingo (13), inicialmente por um período de sete dias.

O anúncio foi feito pelo prefeito durante a inauguração das obras de requalificação da segunda etapa da Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto). Além da inclusão de Mata Escura, as medidas de restrição e de proteção à vida foram prorrogadas por mais uma semana nos bairros de Águas Claras, Pernambués, São Cristóvão, Santa Cruz e Nordeste de Amaralina. Já lataforma e Castelo Branco deixam de contar a lista.

“Nós já passamos pela Mata Escura em outra oportunidade, mas estamos retornando porque, de fato, nos preocupamos bastante com o aumento da incidência de contaminação. Se você reparar, nos últimos 30 dias foram 617 casos no bairro, ou seja, mais da metade do total registrado desde o início da pandemia na cidade, em março (1.165). Nos últimos sete dias, foram 144. São dados que fazem ligar a nossa luz amarela e nos obrigou a voltar com as medidas lá”, afirmou o prefeito.

ACM Neto voltou a chamar a atenção para a situação de Santa Cruz, que permanece com mais de 40% de casos positivos todos os dias em que são aplicados os testes rápidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No Nordeste de Amaralina, a média tem sido de 30%, sem redução.

“Já são muitos dias. Já estamos lá há algumas semanas e não conseguimos reduzir esses números. Quando a gente olha a fotografia da cidade e cruza todas as informações, esses bairros são hoje os que têm os números mais preocupantes em relação à Covid-19. Por isso, fica o meu apelo às pessoas para que, por favor, nos ajudem”.

Ações – Todos os bairros com medidas restritivas já passaram a contar com o funcionamento parcial de estabelecimentos comerciais e não mais o fechamento por completo (antes apenas atividades essenciais poderiam abrir). Por isso, os pontos de comércio dessas localidades podem funcionar em horário limitado, das 10h às 16h. A fiscalização é feita diariamente pela força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

Nesses bairros, são promovidas também ações de proteção à vida, que envolvem a distribuição de cestas básicas, de máscaras, a realização de testes rápidos, medição de temperatura e a higienização de ruas.

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados