Polícia Federal combate esquema de fraudes no INSS em Goiás

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deflagrou hoje (10/9) a Operação Pravum, visando combater esquema fraudulento de obtenção de aposentadoria por idade rural na Agência da Previdência Social (APS) de São Simão/GO.

Aproximadamente 25 policiais federais e servidores do INSS cumprem 7 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Jataí/GO, nos municípios de Quirinópolis/GO, Cachoeira Alta/GO e Paranaiguara/GO.

A investigação teve início em 2019 a partir da verificação pelo INSS de irregularidades na concessão de benefícios rurais na APS de São Simão/GO. Os requerimentos dos benefícios levantaram suspeitas por conter diversos documentos semelhantes, repetição de testemunhas em contratos, coincidências de números de telefone, repetições dos IPs das máquinas utilizadas para a realização dos agendamentos, notas e recibos sem a ciência dos emitentes, dentre outros indícios de falsidade.

Estima-se que o prejuízo causado ao INSS gira em torno de 385 mil reais e a economia proporcionada com a presente operação, considerando a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), chega a mais de 3 milhões de reais à título de pagamentos futuros aos beneficiários.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato previdenciário, com penas que alcançam mais de 10 anos de prisão.

Será realizada entrevista coletiva às 9h00, na Delegacia da Polícia Federal de Jataí/GO, localizada na Rua Miranda de Carvalho, 2478, Setor Epaminondas, Jataí/Goiás.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados