Mercado de estágio inicia retomada

A pandemia do Covid-19 colocou a sociedade em estado de alerta e impactou nos resultados da economia. Enquanto alguns setores tiveram alta na demanda, muitos sofreram perda de faturamento. O mercado de estágios foi bastante afetado e registrou queda nas vagas. Por isso, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, analisou o cenário dos cinco meses de crise de 2020 em relação a 2019. Foi observada uma melhora gradativa ao longo do período.

Em abril, o número de oportunidades foi 8% da quantidade oferecida no ano anterior. Com a urgência do distanciamento, muitas empresas tiveram as operações paralisadas e precisaram cancelar ou suspender os processos seletivos. “Parte das corporações voltadas para os serviços de primeira necessidade e com possibilidade de atuar em home office seguiram contratando. Contudo, uma fatia expressiva das chances vem da área de serviços e essa foi intensamente afetada, reduzindo bastante a oferta de estágio”, explica Seme Arone Junior, presidente do Nube. Além disso, um ponto relevante nesse período foi a possibilidade de atuação remota para os alunos. “A Lei do Estágio não apresenta nenhuma restrição quanto a esse formato. A prática também ganhou maior respaldo jurídico em março, com a MP 927/2020, a qual previu o teletrabalho para os estagiários e aprendizes”, salienta.

Já em maio, o valor foi de 17%. “Muitos negócios conseguiram se estruturar com sucesso a distância e alinhar as estratégias para o momento de quarentena. Assim, alguns recrutamentos suspensos puderam ser retomados, revigorando discretamente o panorama”, destaca o presidente. Além disso, o modelo de contratação remota tornou-se mais frequente. “Processos desse tipo já eram uma realidade para nós e as organizações parceiras. Eles utilizam nossa tecnologia para realizar vídeo entrevista, além da opção de outras ferramentas on-line”, afirma Arone Junior.

Em junho, ficou em 35%, comparado com o mesmo mês de 2019. “Surgiram novas ideias de negócios para atender às necessidades em meio à turbulência. O setor de tecnologia, por exemplo, teve sua demanda aumentada exponencialmente, criando, assim, chances para os estudantes”, continua o presidente. Posteriormente, em julho, o dado foi de 55%. “Com a confiança no estágio a distância, reforçada pela Nota Técnica 11/2020 do Ministério Público do Trabalho, a realidade para os candidatos teve outra recomposição”, ressalta o especialista.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados