Fórum 360 mobiliza (pré)-candidatos candidatos a eleições com carta compromisso em prol dos microempreendedores

No dia 17 de setembro, acontece a quarta edição do Fórum 360, principal evento do país voltado ao ecossistema de apoio ao microempreendedorismo. Neste ano, além de reunir empreendedores, empresas, parceiros, e organizações sociais, o objetivo é pautar servidores públicos e candidatos que estão participando das eleições municipais de 2020. Por isso, o programa Empreender 360, responsável pelo evento, desenvolveu uma carta compromisso que estimula os políticos a se comprometerem com a melhoria do ecossistema empreendedor.

“O documento já está sendo encaminhado a todos os candidatos a prefeito e vereador. Ao assiná-lo, o político firma um compromisso, quando for eleito, com a definição e implementação de leis e ações visando a ampliação de acesso a serviços e apoio para empreendedores de baixa renda no seu município”, explica Florian Paysan, coordenador do Empreender 360, iniciativa da Aliança Empreendedora. Pessoas físicas e empresas também podem assinar a carta, caso tenham interesse.

A carta destaca também seis pontos a partir dos quais é possível ressignificar a inclusão empreendedora no município do candidato: inclusão financeira e financiamento, educação empreendedora, inovação, impacto social e tecnologia, cultura empreendedora, infraestrutura pública e apoio a grupos prioritários.

Em 2019, 38,7% da população adulta do país estava à frente da gestão de um negócio. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o empreendedorismo acontece no país por necessidade, 88,4% dos empreendedores brasileiros relataram ter iniciado o seu negócio por falta de oportunidades de emprego. “Iniciativas como a carta compromisso e o Fórum 360 contribuem para a melhora da realidade do empreendedor brasileiro. O olhar cirúrgico das equipes públicas dos municípios tem o poder de potencializar os resultados, focando nos segmentos da população em situação de exclusão”, comenta Paysan.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados