Sistema de Previsão da Qualidade do Ar será apresentado na quinta-feira (10)

A Prefeitura promove, a partir das 15h desta quinta-feira (10), a Live Soprar Salvador, em parceria com empresas e instituições de pesquisa. No evento, ocorrerá uma apresentação e discussão sobre o Sistema de Previsão da Qualidade do Ar (Soprar Salvador), uma ferramenta inovadora capaz de prever a qualidade do ar para as próximas 72 horas.

O sistema conta com um banco de dados robusto das fontes emissoras de poluição da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS), além de dados meteorológicos. A previsão da qualidade do ar é feita por meio de modulação e cálculos entre esses dados, tanto os referentes às fontes poluidoras como aqueles relacionados ao clima.

“O Soprar usa uma base de inventário de emissão da poluição e calcula com dados meteorológicos. Além disso, o sistema utiliza também a própria química atmosférica já embutida. A partir desses cálculos, é possível fazer previsões para a qualidade do ar da mesma forma como são feitas as previsões para as chuvas. É possível dizer como a qualidade do ar estará amanhã, se estará melhor ou pior”, conta Nelzair Vianna , fiscal de controle sanitário da Vigilância Sanitária de Salvador e coordenadora da iniciativa

Na live, serão exibidos, por exemplo, os bairros e regiões com maior adensamento da poluição, de acordo com o Soprar. Futuramente, o sistema vai permitir também que sejam feitos estudos comparativos para saber se o nível de poluição de determinada área aumentou ou diminuiu. “Poderemos avaliar depois, por exemplo, como vão ficar as zonas por onde vão passar o BRT elétrico. Fazer um comparativo para saber se o nível de poluição reduziu ou aumentou”, sugere Nelzair.

Como participar – Interessados em participar da live devem fazer uma inscrição prévia no site do Sympla, clicando na opção Live Soprar Salvador e aguardando o e-mail de confirmação com o link de acesso para o evento no Youtube. O evento garante certificado e vai contar com a participação do titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, João Resch, do diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, e de representantes da Aria Technologies (empresa francesa parceira) e Centrel S.A (apoiadora), além da própria Nelzair Vianna.

O Soprar Salvador é uma ferramenta criada a partir de um projeto de inovação e ação intersetorial com o envolvimento da Secis, coordenação do Instituto Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz (IGM-Fiocruz), parceria da empresa francesa Aria Technologies e apoio da Cetrel S.A. Desenvolvida em dois anos, a ferramenta é importante para embasar políticas de vigilância à saúde, orientar a população em relação ao autogerenciamento de risco e avaliar se as ações de mitigação das mudanças climáticas estão tendo impacto na cidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados