Programa Ciência na Escola completa oito anos de estímulo à iniciação científica

Para comemorar os oito anos do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, foi iniciado, na manhã desta quarta-feira (9), o encontro virtual ‘A Bahia faz Ciência – desafios da iniciação científica na Educação Básica’, no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT) no Youtube. Com mesas-redondas e palestras, o evento segue até quinta-feira (10).

Lançado em 2012, o Programa Ciência na Escola desenvolve um ambiente de aprendizagem que favorece na sala de aula a pesquisa e o incentivo ao protagonismo estudantil. Assim, a iniciativa proporciona aos estudantes o acesso à educação científica, a participação ativa em Clubes de Ciências e a produção de projetos de investigação científica para participação em Feiras de Ciências.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do PCE. “Sempre tivemos ciência na escola, mas, com o programa, pudemos sistematizar essa aprendizagem. E a simbologia dessa marca de oito anos é reconhecer o potencial de nossa juventude e dos professores com as diversas conquistas alcançadas na capital, nos municípios e nos territórios da Bahia”, afirmou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Adélia Pinheiro, também falou sobre o PCE. “Existe um compromisso de desenvolver a ciência em todo o estado e o Programa Ciência na Escola se torna fundamental por estimular a prática na base do ensino. Com os vários exemplos de projetos, constatamos o retorno que a prática vem exercendo na aprendizagem desses estudantes”, analisou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados