Polícia Federal desarticula grupos criminosos especializados em contrabando de cigarros

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quarta-feira (9/9) a Operação Estanco, que visa combater grupos criminosos organizados dedicados à prática contínua e sistemática do crime de contrabando de cigarros.

Policiais deram cumprimento a 35 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, nos municípios de Chapecó, Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Quilombo, Santiago do Sul e Seara em Santa Catarina, bem como no município de Francisco Beltrão no Paraná. Participaram da ação 133 policiais federais e 9 policiais civis nesta fase.

As investigações iniciaram em julho de 2019 e permitiram a identificação de seis diferentes grupos, inter-relacionados, especializados no fornecimento, transporte, comércio e distribuição de cigarros introduzidos clandestinamente no território nacional. No decorrer das apurações foram efetuadas 12 prisões em flagrante, apreendidos 11 veículos e 94.030 maços de cigarros, estes avaliados em R$ 470 mil.

Foi decretada judicialmente a indisponibilidade de todos os bens, direitos e ativos financeiros de 12 investigados e 5 empresas, o sequestro de bens imóveis e o arresto de bens móveis (23 veículos previamente identificados).

Nos autos do inquérito policial instaurado para completa apuração dos fatos, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), descaminho (artigo 334 do CP), contrabando (artigo 334-A do CP), organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/13) e lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei 9.613/98), além de outros delitos eventualmente identificados.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados