Israel celebra a relação de amizade entre as nações

Os Correios lançaram, nesta terça-feira (8), a Emissão Conjunta Brasil/Israel, selo que registra as relações bilaterais entre os países. Cerimônias de lançamento aconteceram em Brasília/DF, Olinda/PE e Recife/PE.

O relacionamento entre Israel e Brasil começou às vésperas da fundação do território israelita. Esse momento histórico foi auxiliado pelo estadista brasileiro Osvaldo Aranha, que presidiu a reunião das Nações Unidas em 29 de novembro de 1947, onde foi aprovada a criação do Estado Judeu. Embora seja uma das menores nações do planeta – e o Brasil sendo a quinta maior do mundo -, as relações entre os dois países permanecem florescendo e prosperando.

Em 2007, foi estabelecido um acordo de Livre Comércio entre Israel e o Mercosul: o Estado Judeu foi o primeiro parceiro extra regional a firmar este tipo de acordo com o bloco. Trata-se da abertura de mercados que abrange, também, comércio de bens, regras de origem, salvaguardas, cooperação em normas técnicas, sanitárias e fitossanitárias, cooperação tecnológica e técnica e cooperação aduaneira. Em 2008, o comércio bilateral ultrapassou US$ 1,5 bilhão.

Desde a criação do Estado de Israel, até os dias atuais, os dois países têm mantido relações diplomáticas e intercâmbio nas áreas técnica, científica, cultural e tecnológica.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados