Vitória lidera ranking nordestino na Série A por pontos corridos

O Campeonato Brasileiro é um desafio imenso para os times do Nordeste. Por terem, em regra, um orçamento menor do que concorrentes do Sudeste e do Sul, a limitação em 20 clubes na primeira divisão – com quatro rebaixados anualmente – fez o futebol da região se acostumar à gangorra de acesso e descenso desde que o modelo por pontos corridos foi implantado, em 2003. Nas letras e números a seguir, compilamos dados de todas as temporadas para saber qual o time nordestino se saiu melhor no atual formato de disputa, que está em sua 18ª edição em 2020.

A resposta é o Vitória, numa disputa muito parelha com o Sport. Os rubro-negros da Bahia e de Pernambuco têm o maior número de participações, dez, e protagonizaram as duas grandes campanhas da região até aqui: o 5º lugar do Leão baiano em 2013 e o 6º do pernambucano em 2015. Curiosamente, somaram o mesmo número de pontos nos anos de destaque: 59. E para o azar de ambos, as vagas para a Copa Libertadores na época se resumiam ao G4. Desde 2017, aumentaram para G6.

A história, porém, é construída dia após dia. E depois de passar sete anos sem disputar a Série A na década passada, o Bahia recuperou o tempo perdido na atual, em que se estabilizou na primeira divisão. Há quatro temporadas consecutivas na elite, pode igualar a marca de maior longevidade que pertence ao Sport. Ao todo, o tricolor está presente pela nona vez.

Atualmente, o Vitória disputa a Série B pela segunda temporada consecutiva. Em baixa, contrasta com o melhor momento do futebol nordestino, que pela terceira vez seguida tem quatro integrantes na Série A, um recorde para a região. Os atuais são Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport.

Apenas nove clubes do Nordeste participaram do Brasileirão ao longo dessas 18 edições, sendo que América-RN e CSA foram visitantes de uma passagem só – o time potiguar, rebaixado em 2007 com 17 pontos, detém até hoje o recorde de pior campanha geral nos pontos corridos. Além da dupla, somente baianos, pernambucanos e cearenses tiveram representantes.

Abaixo do primeiro pelotão formado pela trinca Vitória, Sport e Bahia, destaca-se o crescimento recente do futebol cearense. Presentes na edição 2020, Ceará e Fortaleza somam cinco participações cada, sendo três consecutivas dos alvinegros e duas dos tricolores. Mesmo número do Náutico, que caiu em 2013 e não voltou mais. Entre os grandes de Pernambuco, o Santa Cruz leva a pior: apenas duas aparições, em 2006 e 2016. Atualmente, está na Série C.

( Correio* )

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados