Resultados de estudos com mais de 450 pacientes de COVID-19 serão apresentados em live com médicos e pesquisadores

Além dos atendimentos diários, especialistas da área da saúde e pesquisadores também estão concentrando esforços para trocar informações e experiências sobre a COVID-19. No dia 10 de setembro, profissionais que estão dedicados a uma ampla pesquisa sobre o comportamento do Coronavírus vão participar de uma live para compartilhar os resultados obtidos ao longo dos últimos meses. As pesquisas, que começaram em março, foram desenvolvidas pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat (CEPI) com foco no entendimento da evolução da doença, efeitos em diferentes grupos de pacientes e possíveis sequelas.

Em julho, uma primeira live foi realizada com a apresentação de dados de 155 pacientes de hospitais de Curitiba, entre eles do Hospital Marcelino Champagnat. Dois meses depois, o número de pacientes analisados já chega a 450. De acordo com a coordenadora do projeto e do CEPI, Cristina Pellegrino Baena, ao longo desse semestre de estudo, muito conhecimento foi compartilhado e protocolos de atendimento do paciente foram adaptados. “Já temos dois artigos publicados em revistas científicas internacionais e outros 16 estudos seguem em andamento. Uma doença, até então desconhecida, exigiu dos profissionais e pesquisadores uma dinâmica diferente de pesquisa, com compartilhamento e aplicação dos resultados praticamente em tempo real”, comenta.

O grupo que participa dos estudos é formado atualmente por 25 profissionais de saúde e pesquisadores dos hospitais Marcelino Champagnat, Cajuru e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Os resultados das pesquisas sobre COVID-19 serão apresentados na live do dia 10. Além da coordenadora do projeto, participarão também o médico nefrologista do Hospital Marcelino Champagnat, Rafael Weissheimer, o médico infectologista do Hospital Cajuru, Felipe Tuon, e a professora da PUCPR, Andréa Moreno.

“Com a integração de diversas especialidades e esforços nas áreas de pesquisa, inovação e assistência, a comunidade será beneficiada com todo o conhecimento que está sendo adquirido para entender a doença, possíveis sequelas e identificar os protocolos mais indicados para cada caso”, complementa Cristina. Profissionais da área da saúde podem pedir acesso à live pelo e-mail [email protected]. Outras informações pelo telefone (41) 3087-7929.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados