Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulga nota técnica sobre Doença de Chagas

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com a Diretoria de Assistência Farmacêutica (DASF) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), está divulgando Nota Técnica Conjunta n° 04/2020, atualizada de acordo com os protocolos e com as novas orientações, sobre a solicitação do tratamento específico para a doença de Chagas.

Ressalta-se que a taxa de mortalidade da doença de Chagas no estado da Bahia é bem mais expressiva que as taxas do Brasil e do Nordeste, ocupando a quarta posição entre os entes federados com maiores taxas de mortalidade. Grande parte dos municípios baianos (75,8%) são de médio ou alto risco para transmissão vetorial da doença, com média anual de 634 óbitos, entre os anos de 2008 e 2018, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep).

O referido documento aborda as fases da doença de Chagas, sinais e sintomas, exames diagnósticos, exames complementares, diagnóstico diferencial, eventos adversos, entre outros. A nota ainda recomenda realizar avaliação sorológica de infecção por T. Cruzi em todas as gestantes de áreas endêmicas, preferencialmente na primeira consulta do pré-natal. Os testes diagnósticos para doença de Chagas estão disponíveis no Laboratório central de Saúde Pública (Lacen).

Desse modo, o Grupo de Trabalho de Chagas da Divep estará realizando, a partir do próximo dia, a atualização da referida nota técnica, voltada para as regionais de saúde do Estado, para que esse conteúdo também seja repassado para os municípios do Estado.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados