Animais de rua podem causar problema de saúde pública

Quem nunca passou pelas ruas de Salvador sem ter visto um animal abandonado ou ferido? Esse questionamento vai além do sentimento dos seres humanos pelos animais e pode se tornar um problema de saúde pública, já que eles podem transmitir diversas doenças para os humanos, a exemplo da raiva, leptospirose e a giardíase, sendo as duas primeiras letais e a raiva sem cura. Além da exposição dos animais de rua a todos os tipos de doenças infectocontagiosas que necessitam de diagnóstico e tratamento profissional específico. Mediante a isso, temos sucessivos problemas que poderiam ser tratados desde a sua base.

Em muitas regiões a sociedade civil está realizando o papel que deveria ser desempenhado pelo governo estadual e municipal. “No caso de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos em Salvador, a situação ainda não é diferente. As pessoas acabam tomando para si a responsabilidade de uma situação que deveria ser solucionada através de políticas públicas efetivas. Por isso, eu apoio a criação do Centro Municipal de Acolhimento de animais para adoção. A ideia é aproveitar a estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (BA)”, ponderou Simone Moutinho, pré-candidata a vereadora na capital da Bahia e também professora de Ciências Criminais.

Ainda segundo Simone Moutinho, no centro, todos os animais serão avaliados e supervisionados por médicos veterinários, além de castrados, identificados, tratados contra ectoparasitas e vacinados contra raiva e enfermidades específicas, além de alimentados e acolhidos. Para, em seguida, quando estiverem saudáveis, serem liberados para adoção e assim fortalecer a prática do amor e caridade.

Vale ressaltar que houve aumento do abandono de animais durante a pandemia da Covid-19, em todo o Brasil, e que muitos estão em situação de vulnerabilidade afetiva e alimentar, expostos nas ruas e abandonados. “Adotar um animal com responsabilidade é sempre a melhor opção e esse é o intuito de criar o Centro Municipal de Acolhimento de animais para que, após acolhimento, tratamento e todo o cuidado necessário, proveniente do Município, eles possam viver e não mais sobreviver e assim serem adotados”, concluiu Simone Moutinho.

Sobre Simone Moutinho
Simone Moutinho nasceu em 24.05.1970, na capital da Bahia. É delegada de polícia há 25 anos, com Graduação de Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Pós-Graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública e Doutoranda em Ciências Criminais pela UBA (Universidade Federal de Buenos Aires). Professora universitária há 13 anos, tendo lecionado em diversas faculdades de Salvador e na Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), no município de Camaçari (BA).

Ela tem título de Cidadã Camaçariense, entregue pela Câmara de Vereadores de Camaçari, pelos trabalhos prestados em frente à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do município, que inaugurou em 2006.

A frente da Deam de Periperi (Salvador-BA), por 2 anos, fez diversos projetos sociais baseados nos pilares da Lei Maria da Penha, que visa prevenir e coibir a violência contra a mulher; ressocializar o agressor e gerar emprego e renda para a agredida, com a criação dos projetos Maria do Bairro, Abraço, Maria Bonita e Maria Vitória. Simone também já foi assessora da Diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV) na Polícia Civil e auxiliou no projeto e implantação das Deam’s na região metropolitana e interior da Bahia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados