Parceria vai incentivar aprendizagem de texto e leitura na rede municipal

Uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e a editora Magia de Ler deverá incentivar a aprendizagem textual e formação leitora nos alunos da rede municipal de ensino através da linguagem jornalística. O encontro formativo sobre uso e ferramentas do Jornal Joca – única publicação brasileira deste gênero destinada ao público infanto-juvenil – foi iniciado nesta segunda-feira (31).

A solenidade de abertura foi realizada através da plataforma Zoom, com participação do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, e da diretora Pedagógica da Smed, Joelice Braga. A ação conjunta resultará na disponibilização às unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) as edições virtuais do Joca.

O secretário afirmou que, com essa parceria, será possibilitado o acesso de alunos e professores a mais um material de apoio à aprendizagem. “Além do conhecimento através dos conteúdos, que envolvem atualidades, ciência e tecnologia, esportes, cultura e curiosidades, o acesso ao Joca traz o estímulo à leitura e à escrita, através do aprendizado dos gêneros textuais usados nesse tipo de publicação”, disse Barral.

“É mais um instrumento didático a ser utilizado pelos professores em sala de aula e pelos coordenadores na construção de projetos pedagógicos. E há, ainda, a formação cidadã resultante do acesso à informação e do tema transversal que é a liberdade de imprensa”, complementou o titular da Smed.

Dinâmica – Para apresentar o material e as ferramentas disponibilizadas às escolas pelo Joca, estão previstos dois encontros formativos que reunirão 500 profissionais da rede municipal, entre coordenadores pedagógicos e professores. O primeiro iniciou nesta segunda-feira (31), logo após a abertura do evento, e o segundo acontecerá na sexta-feira (4), das 9h30 às 11h45.

De acordo com Joelice Braga, todo o trabalho será desenvolvido em consonância com o material estruturado Nossa Rede, que possui sequências didáticas dedicadas ao trabalho com o jornal. “O Joca será um elemento bastante versátil na utilização em sala de aula, com possibilidade de aplicação em projetos interdisciplinares. O veículo oferece, inclusive, propostas de atividades, bem como uma ferramenta para elaboração de um jornal escolar. Tudo isso incentiva o aprendizado”, frisa.

A diretora Pedagógica ressalta que há ainda o curso EAD “O Jornal na Escola”, oferecido pela editora Magia de Ler, que pode ser acessado por todos os professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal. Com carga horária de 25 horas, o curso aborda as seguintes temáticas: Conheça o jornal; Por que trabalhar com o jornal na sala de aula? Quais são e como usar os diferentes textos jornalísticos na escola; Notícias; Como trabalhar a notícia com os alunos? Reportagens; Entrevistas; Como fazer uma entrevista; Gêneros Orais; Comentário e Discussão na sala de aula.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados