Fundação Gregório de Mattos retoma edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça (25) a retomada do processo de avaliação do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano III, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). O objetivo do selo é incentivar a produção literária na cidade, dando espaço para novos autores e valorizando a produção local.

O processo de avaliação consiste em julgar as 112 obras enviadas pelos autores durante a fase de inscrição. A comissão avalia com notas entre 0 a 10 e as melhores são premiadas com o selo, publicadas e distribuídas em bibliotecas municipais.

Serão selecionadas oito obras, distribuídas em sete gêneros: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e categoria livre.

A previsão que o resultado das obras contempladas seja publicado no DOM até o dia 10 de setembro. A conclusão de todo o processo, com impressão e início da distribuição, está previsto para janeiro de 2021.

“A literatura é uma ferramenta de fundamental importância para a saúde mental das pessoas, principalmente nesse momento de isolamento social. Assim, ter novas obras no mercado literário movimenta a cadeia produtiva (autor), a economia (editora) e a cultura (o leitor)”, destaca Jane Palma, gerente de Biblioteca e Promoção à Leitura da FGM.

Distribuição – Cerca de 300 bibliotecas das escolas municipais receberão os exemplares contemplados pelo selo. As obras serão enviadas também para os demais estados brasileiros e para bibliotecas públicas baianas, para a Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura e as embaixadas dos países lusófonos.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados