“A violência contra a mulher também é uma violação aos direitos humanos”, diz Ireuda no Dia Internacional da Igualdade Feminina

Nesta quarta-feira (26) é também celebrado pelo mundo o Dia Internacional da Igualdade Feminina e o Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Data importante em que ambos os temas estão intrinsecamente relacionados. Para a vereadora Ireuda Silva (Republicanos), hoje é mais uma oportunidade para a sociedade refletir criticamente sobre as condições de vida de todas mulheres, principalmente no que se refere aos âmbitos profissional e afetivo.

Destacando que é necessário comemorar as diversas conquistas alcançadas ao longo da história, a republicana aponta para o problema da violência, em suas diversas formas. “A violência contra a mulher, seja ela física, sexual, patrimonial, afetiva, também é uma violação aos direitos humanos. É inadmissível que em pleno século XXI muitas mulheres ainda sejam tratadas como se estivéssemos na Antiguidade ou na Idade Média, subjugadas pelo machismo e constantemente menosprezadas nos mais diversos ambientes sociais”, pontua Ireuda, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, lembrando que o índice de violência doméstica disparou nos últimos meses em todo o mundo.

Para a republicana, houve muitas conquistas: no mercado de trabalho, na política, nos esportes, mas defende que a sociedade assuma o compromisso de extirpar tudo o que trava esse progresso. Os homens, inclusive, devem ser aliados. “Como eu já disse em outro momento, na vida doméstica, por exemplo, o homem precisa assumir responsabilidades; a obrigação de cuidar da casa e dos filhos não é apenas da esposa”, avalia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados