Mudança viária na Joana Angélica já está em vigor

Desde sábado (22), a Avenida Joana Angélica, que passa por intervenções de requalificação, teve o trânsito alterado. Agora, e de forma permanente, a via é sentido único em direção a Nazaré no trecho entre a sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OBA-BA) até o Campo da Pólvora. Já as obras no local, que têm duração prevista de 70 dias, visam ampliar os espaços para pedestres e comerciantes informais.

Os condutores que fariam o percurso para a Praça da Piedade oriundos de Nazaré devem seguir pela Rua do Carro, ao lado do Fórum Ruy Barbosa, e descer a Rua Professor Hugo Balthazar da Silveira para acessar o Dique do Tororó, seguir para o Vale dos Barris e subir para a Rua Direita da Piedade.

Já os motoristas que tiverem como destino o Tororó devem entrar na Rua Junqueira Freire, que é transversal à Rua do Tinguí, passar pela Praça Duque de Caxias e subir a Ladeira da Mouraria. Na Joana Angélica novamente, eles podem chegar ao Tororó através das ruas Francisco Ferraro ou José Duarte.

Pedestres – “Essa mudança vem numa ocasião em que estamos buscando readaptar as vias neste momento de pandemia e também para a pós-pandemia, ampliando o espaço para circulação de pedestres e buscando evitar que se formem as aglomerações. Além disso, a Avenida Joana Angélica tem bastante movimento, tanto de veículos quanto pedestres, que resultam em grandes problemas de mobilidade. O primeiro final de semana com a alteração ocorreu de forma tranquila e esperamos que continue assim”, explica o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller.

Jenilza Reis, de 24 anos, é vendedora ambulante há quatro anos e disse que as mudanças vão trazer muitos benefícios para a região. “Essa região costumava engarrafar muito nos horários de pico, mas com a obra com certeza vai melhorar muito. A reorganização do trânsito e a ampliação do espaço são coisas que, sem dúvida, só irão trazer melhorias para o comércio local. Todos nós estamos com muitas expectativa”.

Para o taxista Nelson Emílio, de 58 anos, a obra de ampliação do espaço para pedestres e comerciantes vai gerar benefícios para os trabalhadores formais e informais. “Vai ser bom porque vão ter mais espaço. Os pedestres vão andar mais tranquilos e o fluxo de carros também vai melhorar, porque deve diminuir os engarrafamentos”.

Ônibus – Os ônibus que circulam pela Joana Angélica, sentido Praça da Piedade, tiveram os itinerários modificados devido às obras de requalificação. Os veículos passaram a acessar a Rua Tingui, Largo do Campo da Pólvora, Rua Professor Hugo Balthazar da Silveira, Boulevard América, Rua José Leonildo de Sena, Avenida Vasco da Gama (Dique do Tororó), Vale do Tororó, Vale dos Barris, Rua Clóvis Espínola, Rua Direita da Piedade, Rua Portão da Piedade, retorno em frente à sede da OAB-BA e Rua Direita da Piedade, seguindo então o itinerário normal.

Com a mudança no sentido da via, o ponto de ônibus localizado em frente ao Instituto de Previdência de Salvador (IPS) foi desativado e os usuários do transporte podem utilizar os veículos na parada na Praça da Piedade, ou pegar uma linha em direção ao Campo da Pólvora e integrar com as que descem o Jardim Baiano. No sentido Fonte Nova, não houve alteração no trânsito e, dessa forma, os ônibus seguem o itinerário normal.

Melhorias – As obras na Avenida Joana Angélica visam modernizar e adequar os fluxos de pedestres e veículos às novas necessidades urbanas e sociais. As intervenções também afetarão o ordenamento de ambulantes, que ganharão novos espaços, e a circulação de pessoas.

Dentre as mudanças está o alargamento da calçada, que passará a ter cerca de três metros de largura. Essa ampliação deverá estimular o distanciamento social, fazendo com que o pedestre tenha mais espaço e, consequente, diminuindo as aglomerações.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados