Atendimentos odontológicos municipais são retomados com orientações

Com intuito de garantir assistência odontológica para os cidadãos da capital baiana, as unidades de Saúde da Família (USF), Básicas de Saúde (UBS), de Pronto Atendimento (UPAs) e de Atendimento Odontológico (UAO), além do Centro de Especialidades Odontológica (CEO), já retomaram os atendimentos. O serviço bucal é realizado das 8h às 17h.

Todos os atendimentos, exceto nas UPAs, são efetuados através de agendamento e de forma eletiva, dentro das normas de vigilância, a exemplo do espaçamento entre os pacientes agendados e a higienização do consultório após a consulta ou procedimento. “No momento, estamos focados em atender a demanda reprimida gerada pela pandemia. Ou seja, a comunidade é a primeira a ser acolhida. Os pacientes já podem retomar seu tratamento”, diz a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mayana Calasans.

Para agendar a consulta, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima, sendo que na USF o atendimento é destinado apenas a pessoas já cadastradas. Já as UPAs continuam com funcionamento através de demanda aberta.

Regras – Os pacientes agendados para consulta devem ter a temperatura corporal aferida obedecendo o fluxo e rotina da unidade. Caso o paciente apresente temperatura igual ou superior a 37,5°C, deverá ser encaminhado para avaliação médica e o atendimento odontológico terá que ser adiado por 14 dias.

Já os cidadãos que fazem parte do grupo de risco serão atendidos somente para procedimentos de urgência odontológica. Acompanhantes só serão permitidos para crianças, idosos, pacientes especiais ou com mobilidade reduzida, sempre utilizando máscaras faciais.
Foto: Bruno Concha

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados