Nova Cônego Pereira traz qualidade de vida para região histórica de Salvador

O relato da estudante Adriele Araújo, de 19 anos, resumiu o sentimento dos moradores da região da Rua Cônego Pereira, em Macaúbas, após requalificação promovida pela Prefeitura em uma das mais importantes e históricas vias de ligação da cidade. “Isso aqui estava muito abandonado, feio, ninguém ligava para nós. Agora ficou perfeito, pois teve a cobertura do canal, o verde que não existia neste local, área de lazer que a gente não tinha e até mesmo pista de cooper e ciclovia para as pessoas fazerem atividades físicas. Está muito melhor do que a gente esperava”, disse.

A entrega da nova Cônego Pereira foi realizada nesta sexta-feira (21) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes. Com abrangência do trecho o Largo dos Dois Leões e o Aquidabã, a intervenção contemplou uma série de melhorias nas áreas de infraestrutura e urbanística, como substituição de pavimentação, passeios, ciclovias, micro e macrodrenagem, instalação de equipamentos urbanos, iluminação pública e paisagismo.

O prefeito salientou que as pessoas que moram e trabalham na região há muito tempo esperavam por esta ação. “Esta é uma via histórica e uma das mais movimentadas de Salvador. São 3km de completa requalificação que, além da melhoria urbanística, também houve intervenções na infraestrutura para acabar com os alagamentos enormes devido ao acúmulo de água no período de chuva. Agora está tudo resolvido e quem passar por aqui, de dia ou de noite, vai ficar surpreso porque também foi feito o ordenamento, ou seja, os caminhões, barracas e lixo em cima do canal são coisa do passado. Foram quase R$20 milhões investidos pela Prefeitura”, declarou ACM Neto.

Melhorias – O projeto urbanístico foi elaborado pela FMLF e concebido com intuito de transformar a rua, considerada grande corredor de tráfego da cidade. O objetivo também foi mudar radicalmente as condições urbanísticas e ambientais da via, que é cercada por bairros populosos.

Já a execução da obra ficou sob a coordenação da Seinfra, que incluiu as intervenções de micro e macrodrenagem em 700m de canal, parte dele coberto. Os passeios também foram alargados, ganhando concreto e piso intertravado, além de meio-fio em granito. Tudo dentro dos padrões modernos de acessibilidade. Uma ciclovia foi implantada do Largo Dois Leões até o Mercado Sete Portas.

Do trecho da Sete Portas até o Aquidabä será adotada uma ciclorrota. Foi executada uma nova pavimentação asfáltica e iluminação em LED, com 189 luminárias. Além disso, o canteiro central deixou de ser ocupado irregularmente por veículos e deu lugar a um belo paisagismo com o plantio de árvores em toda a extensão. A Praça ao lado do Largo Dois Leões também foi requalificada e ganhou mobiliários urbanos.

Mobilidade e social – Outra mudança significativa foi na área de mobilidade com a ampliação dos pontos de ônibus, que passaram a contar com baias. Antes, os ônibus paravam na própria pista de rolagem para embarque e desembarque dos passageiros, causando engarrafamentos e lentidão no trânsito.

Na área social, a população em situação de rua, presença constante na localidade, está sendo acompanhada através de trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Os cidadãos têm sido encaminhados para unidades de acolhimento institucional do Município e, em caso de uso de substâncias psicoativas, são encaminhados para tratamento em unidades especializadas.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados