Tapuio Agropecuária lança ovo enriquecido com zinco e mira expansão na Bahia

A Tapuio Agropecuária, localizada em Taipu, no Rio Grande do Norte, produz mensalmente 2 milhões de ovos e tem a Bahia como seu principal mercado, responsável pela compra de 37% de toda a produção. Com a expectativa de ampliar ainda mais as vendas, a empresa está lançando o novo Mr. Ovo Saúde, que agora vem enriquecido com zinco.

“Estamos no mercado da Bahia desde 2004 e temos percebido que o consumidor cada vez mais valoriza alimentos com maior valor nutricional. Nossas vendas no estado se mantiveram estáveis mesmo durante a pandemia e, com o lançamento do Mr. Ovo Saúde com zinco, acredito que até o fim deste ano teremos 10% de aumento”, afirma Francisco Veloso, diretor-executivo da Tapuio Agropecuária.

O Mr. Ovo Saúde com zinco é pioneiro no Brasil e já está à venda em Salvador no Big/Bompreço, G. Barbosa, Perini, Ideal, Rede Mix, entre outros. Cada unidade do ovo contém 5 mg de zinco, atendendo 70% da necessidade de ingestão diária recomendada para um adulto. O zinco é um mineral que desempenha papel fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico – responsável pela proteção e combate a doenças, como infecções por vírus e bactérias. Além do zinco, o Mr. Ovo Saúde é enriquecido com selênio, poderoso antioxidante que também tem função imunológica, e vitamina E, responsável por melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

Veloso explica que o ovo comum já é um dos alimentos mais completos para a saúde, pois é fonte de proteínas, vitaminas, minerais e carotenoides. “Ao enriquecê-lo com quantidades maiores de zinco, selênio e vitamina E, oferecemos aos consumidores uma forma saborosa, prática e segura de suprir as necessidades diárias do organismo. Esse tipo de alimento é uma tendência mundial”, enfatiza.

A dose extra desses nutrientes é adicionada diretamente na ração consumida pelas galinhas e é comprovada através de testes feitos por instituições especializadas. A análise dos índices de zinco foi realizada pelo CIM Laboratórios, localizado em Natal.

Toda a concepção, pesquisa e desenvolvimento do novo Mr. Ovo Saúde foi realizada no primeiro semestre do ano. “Acreditamos que a inovação é essencial para o crescimento de todo negócio e se torna ainda mais importante para superar momentos de crise, como a vivenciada atualmente”, conclui Veloso.

Ovos caipiras e com ômega 3 também são sucesso de venda na Bahia

Em 2019, a Tapuio faturou R$ 23 milhões. Desse total, 50% são receitas oriundas da venda de ovos, o restante vem da produção de queijos e de negócios relacionados à pecuária. Os produtos são vendidos para todos os estados do Nordeste, além de Goiás e Distrito Federal.

Todos os tipos de ovos produzidos pelas 110 mil galinhas da fazenda são vendidos na Bahia. O carro-chefe são os ovos caipiras, vendidos com as marcas Mr. Caipira e DoNinho, produzidos por aves criadas sobre o piso de areia, livres de gaiolas que recebem alimentação vegetariana. Outro destaque é o Mr. Ômega 3, produzido por galinhas que recebem alimentação com linhaça e possui 16 vezes mais ômega 3 do que um ovo tradicional. Agora, com o novo Mr. Ovo Saúde com zinco o portfólio está ainda mais completo.

“Todos os ovos que comercializamos são muito bem-aceitos pelo consumidor baiano, que, além da questão nutricional, demonstra valorizar empresas comprometidas com a sustentabilidade e o bem-estar dos animais”, destaca Veloso.

Na Tapuio, hoje 70% das aves já são criadas livremente, fora de gaiolas, com liberdade para ciscar, bater asas, empoleirar e tomar banho de areia. Nos próximos 5 anos, a empresa planeja que 100% das aves sejam criadas soltas.

Para produzir no semiárido nordestino, a Tapuio investe em práticas sustentáveis e tecnológicas em sua fazenda. Há sistemas de captação e água de chuvas, que resultam em 3 milhões de litros de água armazenadas em cisternas; sistemas para reuso de água; biodigestores, que transformam restos de alimentos e fezes de animais em adubos e biogás; aerogeradores (turbinas que geram energia eólica), entre outras iniciativas.

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