Hospital Geral Roberto Santos recebe Hemóvel a partir desta terça-feira, 25

Para incentivar as doações voluntárias de sangue, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberá, a partir desta terça-feira (25), o Hemóvel em suas instalações. O ônibus, que vai ficar estacionado em frente ao Auditório Central da instituição até quinta-feira (27), fará coleta de material e cadastro de medula óssea, sempre das 8h às 17h.

As doações acontecerão via agendamento, que pode ser feito pelo telefone (71) 3117-7788 ou, presencialmente, na Agência Transfusional do hospital (AT-HGRS), localizada no térreo do edifício principal. Devido à pandemia da Covid-19, o Hemóvel só atenderá um doador, por vez.

Com a ação, a AT-HGRS pretende melhorar o nível do estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que se encontra em estado crítico. Uma vez estável a situação, é possível otimizar o cronograma de cirurgias, avançar o tratamento de quem precisa de hemodiálise e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência.

Para se ter uma ideia, ao dia, são necessárias 50 bolsas de sangue para atender às diversas demandas que chegam à AT-HGRS. Atualmente, o Hospital Roberto Santos – que é o maior do Norte-Nordeste – realiza procedimentos com menos de 1/5 deste número, tornando recorrentes as remarcações de cirurgias. Por isso, precisamos ainda mais de doações de sangue na pandemia.

Amigos do Roberto Santos

Além do Hemóvel, outra ferramenta disponível para ajudar o HGRS é a doação para o cadastro de número 0106, que leva o nome “Amigos do Roberto Santos”. Se você não vai doar para reposição de sangue de um paciente específico, basta avisar aos profissionais da Fundação Hemoba que tem interesse em fazer a doação voluntária para o hospital. Com um simples gesto, o cidadão tem a possibilidade de salvar muitas vidas.

Requisitos básicos

O candidato a doador de sangue precisa se apresentar, sozinho, ao ponto de coleta, com máscara, portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados