Demolição de casarão que desabou sobre a Montanha será feita por proprietário

As estruturas que sobraram do casarão que desabou parcialmente ontem (18), na Ladeira do Pau da Bandeira, no Centro, serão demolidas pelo próprio proprietário do imóvel, segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). O serviço deve começar nesta quarta-feira (19) e, até a sua conclusão, a Ladeira da Montanha continuará interditada para pedestres e veículos, já que os escombros caíram no local.

O desabamento do casarão foi provocado por falta de manutenção predial. Não havia moradores e não houve vítimas. “A Ladeira da Montanha segue isolada desde ontem. Estamos aguardando o proprietário do imóvel, que esteve lá com nossa equipe, para realizar a demolição já foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

De acordo com a Sedur, a demolição deve ser realizada pelo proprietário por se tratar de um imóvel privado. O órgão está monitorando a situação e o responsável se comprometeu de iniciar a ação ainda hoje.

Enquanto não há segurança para a liberação da liberação da Ladeira da Montanha, pedestres e veículos terão que utilizar outras rotas de deslocamento. Para os motoristas que estão no Comércio e desejam seguir para Rua Carlos Gomes, a opção é utilizar a Av. Lafayete Coutinho (Contorno), Ladeira do Gabriel, Aflitos e Av. Sete. Outra alternativa é entrar no Túnel Américo Simas e seguir pelo Vale do Nazaré.

Já os pedestres que estão no Comércio e também pretendem ir a Carlos Gomes podem subir o Elevador Lacerda – o equipamento está operando com horário reduzido, de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, de 8h às 17h – e seguir pela Praça Castro Alves. Ou então pegar o Plano Inclinado Gonçalves. A tarifa para ambos os ascensores é R$ 0,15.

Ônibus – Por conta da interdição temporária da Ladeira da Montanha, as linhas de ônibus que trafegavam no local para acessar a Rua Carlos Gomes tiveram seus itinerários alterados.

Agora, os coletivos fazem o seguinte roteiro: Av. da França, Av. Reitor Miguel Calmon, retorno no Viaduto Reis Católicos, Av. Reitor Miguel Calmon, Viaduto Menininha do Gantois, Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro, retorno no Sulacap e Rua Carlos Gomes para, então, seguir o itinerário normal. De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), a alteração ocorrerá até que o tráfego na Ladeira da Montanha seja restabelecido.

Confira as linhas que tiveram que mudar o itinerário e não estão subindo a Ladeira da Montanha:

0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande
0205 Massaranduba – Forte de São Pedro
0313 Faz Grande do Retiro – Barra
0321 Mal Rondon – Barra
0433 IAPI – Campo Grande (via Baixa do Fiscal)
0435 Pau Miudo – Campo Grande (via Régis Pacheco)
0720 Vale das Pedrinhas – Vila Rui Barbosa
0935 Vale dos Rios – Comércio R1
1051 Estação Mussurunga – Barra1
1125 Narandiba/Doron – Barra 1
1130 Cabula 6 – Ondina
1137 Pernambués – Barra
1203 Tancredo Neves – Campo Grande
1230 Sussuarana – Barra R1
1303 Castelo Branco – Terminal/Campo Grande
1306 Colina Azul – França/Campo Grande
1340 Estação Pirajá – Barra 1
1372 Jardim Nova Esperança/Vilamar – Comércio/Lapa
1505 Pirajá (RV) – Barra
1607 Paripe – Barra
1633 Mirantes de Periperi – Ondina
1669 Rio Sena/Terezinha – Campo Grande

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados