Carnaval 2021: Aladilce pede que ACM Neto debata assunto de forma coletiva

O Carnaval de Salvador de 2021 voltou a ser tema amplamente noticiado, após circularem notícias de o prefeito ACM Neto ter tomado a decisão de adiar a festa para Julho de 2021. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), também Ouvidora da Câmara Municipal, manifestou-se sobre o assunto em sessão realizada na manhã desta quarta, pedindo que a questão seja amplamente debatida.

“Eu, como Ouvidora dessa Casa, tenho recebido vários comunicados de apelo sobre essa decisão unilateral tomada pelo prefeito da cidade, ouvindo apenas alguns empresários, amigos e financiadores da festa”, comentou a edil. “Acho que está na hora do prefeito dessa cidade tratar as questões coletivas de forma coletiva. O Carnaval é uma festa que tem impacto em todos os segmentos da cidade, então não pode ser decidido dessa forma”, ressaltou.

Aladilce, que é Enfermeira e Mestra em Saúde Coletiva, ainda manifestou preocupação em face da Covid-19. “Ressalto que a pandemia ainda não foi superada, e se trata de uma doença que ainda não tem vacina ou medicamento eficaz. Aglomeração é crucial para ampliar o número de doentes e mortes”, pontua. “Adiar o Carnaval é importante, mas ainda não temos critérios para saber se julho é o mês adequado”, enfatizou Aladilce, solicitando uma comissão ampla para debater o tema, com participação de autoridades sanitárias como epidemiologistas, infectologistas e outros”, explica.

SOBERANIA – A vereadora também abordou sobre a necessidade da CMS ter protagonismo decisório sobre o Carnaval. “Eu conclamo ao presidente para que a Câmara lidere esse debate sobre o festa. Nós temos uma comissão do Carnaval na Câmara, que possui caráter deliberativo. Sendo assim, a Casa não pode ser excluída dessa decisão, de maneira nenhuma desse. Afinal, a Câmara representa a soberania da população”, explanou.

A Ouvidora ainda solicitou que o Presidente da Câmara, junto da Ouvidoria, entregue um documento com os deliberações da sessão temática que discutiu as medidas para retomada da atividade econômica em Salvador, realizada no fim de Julho, demandada pela Ouvidora. Entre os pontos deliberados, está a criação de um comitê amplo para escutar a sociedade sobre as medidas de retomada da economia. “Não podemos brincar, o momento ainda é grave”, finaliza.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados