Canais virtuais da Codecon atendem consumidores durante a pandemia

Consumidores que tenham reclamações relacionadas a tempo de entrega de produtos, cobrança de pagamento de mensalidades indevidas, defeito na mercadoria ou desejem, ainda, calcular dívidas de débitos podem contar com o suporte on-line da Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon). Por conta da pandemia, o atendimento presencial na sede do órgão, na Rua Chile, segue suspenso e as ferramentas virtuais estão disponíveis. Vale lembrar que, nos casos de solicitação de cálculos de dívidas, o órgão tem realizado apenas as contas relacionadas com empréstimos, financiamentos de veículo e planos de saúde, não contemplando faturas de cartão de crédito.

O atendimento através do telefone (71) 3266-8960 é ofertado de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 16h. A Codecon também disponibiliza ao consumidor outras ferramentas para informações e reclamações, como o número do Fala Salvador (156), aplicativo Codecon Mobile e o site do órgão Quem optar por fazer contato por e-mail para calcular as contas e respectivos juros deve enviar os documentos para o endereço atendimentocodecon @ gmail. com e aguardar o retorno com as devidas orientações.

Cálculos de dívidas – O serviço é realizado pelo Setor de Atendimento e Cálculo (Seacal) e o prazo médio para resposta é de 15 dias úteis. Os cálculos realizados pela Codecon podem ser utilizados pelo consumidor em processos judiciais. Para o cálculo de empréstimo e financiamento de veículos, o consumidor deve enviar a cópia do contrato e a relação de todos os pagamentos efetuados mês a mês.

Já para realizar cálculos de cobranças sobre planos de saúde, é necessário baixar o formulário disponível no site da Codecon, preenchê-lo e fazer o encaminhamento por e-mail com as seguintes informações: nome do consumidor; nome do plano e data de contratação com aniversário do mesmo, planilha com data de vencimento da parcela, valor da prestação, data de pagamento e montange quitado (sem coparticipação).

Nos casos de empréstimos, financeiros e carnês, é preciso também baixar e preencher o formulário no site da Codecon e enviar por e-mail, junto com a cópia do contrato, nome do consumidor, nome da instituição financeira ou bancária, valor financiado, prazo, montante da parcela e planilha com datas de vencimento e do que já foi honrado. Já a atualização de cálculos é feita com a apresentação, por e-mail, da cópia das sentenças ou decisões judiciais e carnês de débitos a pagar, a exemplo de consórcio ou crediário.

Reclamações – Consumidores que desejem fazer alguma reclamação com relação ao tempo de entrega do produto ou ainda sobre possíveis defeitos na mercadoria devem enviar e-mail no endereço eletrônico codeconchile @ gmail. com. br, descrevendo o problema e disponibilizando todas as informações e imagens com relação à queixa.

Balanço – Entre 1º de março e 30 de junho, a Codecon vistoriou 423 estabelecimentos, notificando 248 deles, sendo 156 por abusividade de preços. Problemascom prazo de validade somaram 41 notificações. Locais com lixeira inadequada e considerados com falta de higiene contabilizaram 22. Houve ainda duas notificações por venda casada, três por alimentos descongelados e uma por negativa na emissão de nota fiscal, entre outras.

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