Ricardo Barros, do Centrão, é oficializado como novo líder do governo na Câmara

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (18), um despacho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), datado do dia anterior, que confirma a indicação do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde, para exercer a função de líder do governo na Câmara. Ele substitui o deputado Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Casa desde fevereiro de 2019.

A troca havia sido antecipada pelo analista da CNN Igor Gadelha e anunciada publicamente por Barros na última quarta-feira.

“Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança do convite para assumir a liderança do governo na Câmara dos Deputados com a responsabilidade de continuar o bom trabalho do Líder Vitor Hugo, de quem certamente terei colaboração. Deus me ilumine nesta missão”, escreveu Barros.

Barros foi ministro da Saúde do governo Michel Temer (MDB), entre 2016 e 2018. De 1989 e 1993, foi prefeito de Maringá (PR).

A CNN apurou que, ao ser anunciado novo líder do governo, o parlamentar paranaense buscou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e mandou mensagens para líderes de partidos alinhados ao Palácio do Planalto pedindo apoio para desempenhar a função.

Barros também planeja mudança na vice-liderança. Em conversas com interlocutores, ele defendeu que os 14 vice-líderes do governo devem ser indicados pelos líderes partidários alinhados ao Executivo.

Até então, esses nomes vinham sendo escolhidos pelo Planalto e pelo líder do governo, sem necessariamente serem indicados pelos líderes de suas respectivas legendas na Casa. CNN

(Com informações de Igor Gadelha)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados