Ex-oficial da CIA é preso sob acusação de vender informações ao governo chinês

Promotores federais americanos acusam um ex-oficial da CIA de ter vendido segredos de defesa confidenciais ao governo chinês durante uma década. O caso de suposta espionagem foi revelado no Havaí nesta segunda-feira (17).

Alexander Yuk Ching Ma foi detido na sexta-feira. Ele supostamente entregou informações sobre a CIA para a inteligência chinesa e recebeu dezenas de milhares de dólares em troca.

Cidadão americano naturalizado, nascido em Hong Kong, Ma, de 67 anos, disse a um agente do FBI disfarçado que se fez passar por oficial de inteligência chinês no início deste mês que queria que “a pátria mãe” tivesse sucesso, de acordo com documentos judiciais.

Altos funcionários chamaram Ma de traidor.

“A trilha da espionagem chinesa é longa e, infelizmente, repleta de ex-oficiais da inteligência americana que traíram seus colegas, seu país e seus valores democráticos liberais para apoiar um regime comunista autoritário”, disse John Demers, o procurador-geral assistente para segurança nacional. em um comunicado.

Ma se junta a uma lista de ex-oficiais de inteligência acusados ??pelos EUA nos últimos anos de espionagem em nome dos chineses. A tensão entre os dois países está aumentando à medida que o governo Trump acusa Pequim de tentativas de violar a segurança nacional e segredos comerciais.

Ma, que foi preso na sexta-feira, é acusado de conspiração para comunicar informações de defesa nacional para ajudar um governo estrangeiro. Ele deve fazer uma primeira aparição no tribunal federal do Havaí na terça-feira.

Grande parte da espionagem de que ele é acusado ocorreu há vários anos. De acordo com documentos judiciais, Ma, que serviu na CIA de 1982 a 1989, começou a vender segredos em 2001, em meio a três dias de reuniões em um quarto de hotel de Hong Kong com cinco funcionários dos serviços de inteligência chineses. Parte da reunião é capturada em vídeo, incluindo uma cena em que Ma é vista recebendo e contando US$ 50.000 em dinheiro, de acordo com os promotores.

Mais tarde, dizem as autoridades, Ma conseguiu um emprego como linguista, traduzindo documentos do chinês no escritório de campo do FBI em Honolulu “como um mecanismo para mais uma vez ter acesso às informações do governo dos EUA”. Ele supostamente levou uma câmera digital para o escritório do FBI para fotografar documentos confidenciais que ele levaria para seus encarregados na China.

Um defensor público listado para Ma no registro do tribunal não respondeu imediatamente a um pedido de entrevista. Os promotores disseram que um parente de Ma, de 85 anos, que também era ex-oficial da CIA, trabalhou ao lado dele para vender segredos aos chineses, embora o parente não tenha sido acusado porque o indivíduo “sofre de uma doença cognitiva avançada e debilitante”. conforme declaração protocolada no caso.

Nos últimos três anos, o Departamento de Justiça abriu pelo menos três outros casos de contra-espionagem contra ex-funcionários da inteligência dos EUA acusados ??de vender segredos aos chineses, marcando alguns dos exemplos mais descarados do que as autoridades descrevem como uma ampla campanha de espionagem chinesa.

Em julho, o diretor do FBI Christopher Wray disse que “a maior ameaça de longo prazo às informações e propriedade intelectual de nossa nação, e à nossa vitalidade econômica, é a contra-espionagem econômica e a ameaça de espionagem da China”.(CNN Brasil)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados