Aladilce comemora regulamentação da Lei Aldir Blanc

O Governo Federal sancionou a regulamentação da Lei 14.017/2020, também conhecida como Lei Aldir Blanc, que preconiza o repasse de verbas para pagamento de auxílio emergencial aos artistas e profissionais da cultura, setor que foi gravemente afetado com a pandemia da Covid-19. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) comemorou o fato.

A edil, que também é Ouvidora da Câmara Municipal, reuniu-se com os profissionais da cultura e autoridades do setor, por meio de audiências públicas virtuais promovidas pelo órgão. “Realizamo três audiências em parceria com a Comissão de Cultura da Câmara em prol de escutar as demandas desses profissionais e conseguir respostas. A regulamentação dessa lei é mais um passo da batalha”, pontua Aladilce.

“Precisamos agora pressionar o Executivo para que o repasse seja feito. Esse auxílio é uma medida paliativa, pois muitos profissionais passaram por grandes dificuldades nesses 5 meses de parada total das atividades”, relembra a Ouvidora que acrescenta a importância da cultura em tempos de isolamento. “Se não fossem os filmes, a música, os livros, o teatro virtual, o que seria de nós na quarentena?”, indaga.

“A pandemia nos mostrou que a cultura é mais importante em nossa vida do que realmente pensamos ser. Mas devemos lembrar que a cultura é importante o todo tempo, e precisa permanecer sempre como uma política social central na vida das pessoas”, coloca. Aladilce também defenda uma maior valorização à produção de arte negras em Salvador. “Na pandemia perdemos dois grandes defensores da cultura baiana, Jaime Sodré e Jorge Portugal. Uma forma de honrar as suas lutas é defender a cultura e a arte negras, muitas vezes marginalizadas na própria Salvador, capital mais negra fora de África. Precisamos, por exemplo, repensar as contratações em nossas grandes festas”, finaliza.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados