Contratação do crédito rural bate recorde no primeiro mês do Plano Safra

O desempenho do crédito rural nos primeiros 30 dias do Plano Safra 2020/2021 foi 50% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os R$ 24,15 bilhões contratados no primeiro mês do Plano Safra representam 50% a mais que o mesmo período do ano passado.

Apesar da pandemia da Covid-19 por todo o mundo, esse é um bom momento para o agronegócio brasileiro, e é isso o que revelam os números do Balanço de Financiamento Agropecuário da Safra 2020/2021 divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

De acordo com a avaliação, tem se percebido um crescimento em todas as modalidades de financiamento de crédito rural, mas o ponto de maior destaque é o aumento de 110% nos financiamentos de investimento, sendo contratados R$ 5,2 bilhões. São os investimentos em infraestrutura produtiva que asseguram a sustentabilidade da atividade ao longo do tempo.

Em relação aos programas de investimento, quase todos tiveram crescimento maior que 100%, na variação comparativa com o mesmo mês do ano agrícola anterior, com destaque para o Moderagro (535%), Moderinfra (413%), Programa ABC (134%) e Inovagro (175%). 

“O PIB do agronegócio, ao término do ano de 2020, vai ser positivo com um número entre 2,5% e 2,8%. Enquanto isso, o Brasil como um todo estará com um PIB negativo. Mas o agro, até porque produz alimentos, fibras e energia, significa que indústria e serviços tiveram um grande prejuízo com a pandemia e ainda estão tendo. Mas de qualquer forma, o Brasil teve uma excelente performance”, afirmou Daher. (Brasil-61)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados