Parque Social participa de pesquisa nacional Atlas das Juventudes

O Parque Social é uma das entidades participantes da segunda etapa da pesquisa nacional Atlas das Juventudes. A intenção do estudo é mobilizar jovens de diversos perfis da sociedade e identificar a situação e atuação das diferentes realidades das juventudes brasileiras.

Devido à pandemia, a pesquisa será online, entre hoje e 21 de agosto, no site oficial do Parque Social, no endereço www. parquesocial. org. br, ou diretamente pelo link cutt.ly/ atlasdasjuventudes, para que todos os jovens entre 15 e 29 anos falem sobre suas narrativas e compartilhem experiências, desafios e sonhos.

As temáticas envolvem o que é ser jovem; estilo de vida, educação e trabalho; vida financeira; futuros e sonhos; e Brasil, além das considerações sobre esse momento provocado pela Covid-19. A iniciativa é coordenada pela rede Em Movimento e pelo Pacto das Juventudes seguindo as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Nosso viés de trabalho com os jovens é para colocá-los na posição de protagonista de suas próprias histórias, de fortalecer seu pertencimento social e valor próprio. Diante disso, estamos cada vez mais buscando desenvolver projetos que estejam ainda alinhados com a realidade, necessidade e desejos deles: construir com eles, para eles. Nesse sentido, o Atlas da Juventude representa um marco brasileiro no qual poderemos ter dados aprofundados e diversificados de vários aspectos que permeiam as múltiplas identidades da Juventude Brasileira”, destaca a gerente de projetos do Parque Social, Joana Araújo.

Apoio – Instituição parceira da Prefeitura, o Parque Social desenvolve diversas atividades e programas para jovens, com foco no empreendedorismo social, participação cidadã e protagonismo juvenil. “Facilitamos o acesso ao conhecimento e as oportunidades, trazendo a importância da responsabilidade dos jovens se colocarem no mundo, fundamental nessa fase na qual estão construindo e fortalecendo sua própria identidade. Ao término de seus processos conosco, todo o mérito é deles e o nosso propósito é ver a real transformação e a certeza de que eles são persistentes e incansáveis”, conta Joana.

Ela afirma que é muito gratificante participar do Atlas da Juventude, pois a iniciativa também pode ajudar na valorização e implementação dos projetos da entidade. “Para o Parque Social, é uma honra e reconhecimento ser multiplicador desta iniciativa aqui em Salvador, demonstrando o reconhecimento do nosso trabalho. Com certeza, essa iniciativa abrirá caminhos para uma trajetória muito rica no campo da pesquisa e significará um novo olhar para a construção de projetos, programas e políticas públicas para a Juventude”, finaliza.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados