Conteúdos culturais se reinventam durante isolamento social

Nesta quarta-feira (12) é celebrado o Dia Nacional das Artes, manifestação humana que teve que se adaptar com à chegada do novo coronavírus. Mesmo com o isolamento social, o meio artístico se mobilizou para continuar ofertando cultura à população, utilizando principalmente o ambiente virtual. Durante este período, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) tem promovido lives no Instagram e disponibilizado produções baianas no YouTube, além de realizar programações culturais especiais, a exemplo do Dois de Julho e do Dia dos Namorados.

Um dos projetos executados durante a pandemia é o Conexão FGM, que abrange as duas formas de entreter os soteropolitanos através da internet e tem atraído bastante o público on-line. A exibição de material audiovisual no YouTube, como filmes e documentários, por exemplo, teve três sessões realizadas. Foram divulgados episódios da série “Hunt Salvador” e a série documental “O Samba Mora Aqui”.

Ambas as produções foram financiadas pelo FGM através do edital Arte na TV, voltado para a produção de obras audiovisuais. O documentário foi produzido pela Caranguejeira Comunicação e Produção Audiovisual e a série ficcional pela empresa Mão na Roda Filmes.

Para o influenciador digital Alexandre Fateicha, que tem acompanhado a movimentação pela internet, este é um recurso que mostra que a arte está viva mesmo com as dificuldades impostas pelo período de isolamento social.

“A produção artística e cultural não morre e sempre dialoga com o que estamos vivendo no momento. É fantástico ver artistas que resolvem entrar na casa do outro e de forma tão simples, fazendo com que o espectador possa se identificar. É trazer esperança e respiro para os próximos dias para que, enfim, a gente possa sair de casa e viver em paz sem medo do vírus”, contou.

Redes sociais – No canal do YouTube da fundação, além do Conexão FGM, também é possível encontrar live shows, competição de stand up comedy e documentários sobre equipamentos como a Casa do Benin. O endereço é o www. youtube. com/ channel/ UCuY4L3rrfuCwAryRnsniPMg .

Já no Instagram (@fgmoficial) são realizadas lives com debates sobre variados temas. Recentemente uma delas foi com o chef Jorge Washington, que comanda o projeto Culinária Musical, evento que acontecia presencialmente antes da pandemia na Casa do Benin.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados