Polo Agroindustrial e Bioenergético busca integração para desenvolver Médio São Francisco baiano

O potencial do Polo Agroindustrial e Bioenergético, em implantação na região do Médio São Francisco pelo Governo do Estado, foi apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) durante missão institucional que visitou a região entre os dias 5 e 7 de agosto, nos municípios baianos de Ibotirama, Barra, Muquém do São Francisco, Casa Nova, Juazeiro, além de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco.

Chefiada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a delegação conseguiu articular um termo de cooperação técnica que será assinado entre o governo baiano, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ideia é que a expertise dessas entidades contribua com o desenvolvimento dos projetos de irrigação, fruticultura e de pecuária.

“O objetivo da visita foi apresentar o potencial do projeto ao MDR, para que o ministério possa apoiar a viabilização dos empreendimentos. Este polo já foi referendado como viável por empresários, agrônomos, bancos de fomento e fundos de investimentos. Estamos agora buscando a integração do MDR ao projeto. Queremos, com isso, promover o desenvolvimento sustentável e social da região do Rio São Francisco e Rio Grande. Já temos uma usina sucroalcooleira em execução, outras quatro já prospectadas e a certeza que outros investidores vão se interessar”, afirma Leão.

Investimentos e empregos

O Polo Agroindustrial é foco do Governo do Estado para potencializar econômica e socialmente o Médio São Francisco baiano, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR). Há previsão inicial de investimentos privados na ordem dos R$ 2,2 bilhões, nos cinco projetos, com capacidade instalada anual de 10,5 milhões de toneladas de cana (TCH) e possibilidade de gerar 21,2 mil empregos diretos e indiretos.

Para o assessor especial do MDR, Aldo Aloísio Dantas, que compôs a comitiva, o Governo Federal, por meio do ministério, tem buscado a interação entre a iniciativa privada e o poder público. “Uma questão fundamental, e esse projeto traz com todo vigor, é a integração das empresas âncoras. Nós estamos no oeste da Bahia, com desenvolvimento fantástico, estou surpreso inclusive pela pujança do projeto de irrigação que vai alavancar de vez essa região de Barra”, declara.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, defende que a região de Barra do Rio Grande está se tornando um novo polo de desenvolvimento da agropecuária no estado. “Estamos em uma região pobre, de índices sociais muito baixos e a gente entende que o setor agropecuário é capaz de fazer essa promoção social tão esperada pela população baiana”.

Para o assessor especial do MDR, Aldo Aloísio Dantas, que compôs a comitiva, o Governo Federal, por meio do ministério, tem buscado a interação entre a iniciativa privada e o poder público. “Uma questão fundamental, e esse projeto traz com todo vigor, é a integração das empresas âncoras. Nós estamos no Oeste da Bahia, com desenvolvimento fantástico, estou surpreso inclusive pela pujança do projeto de irrigação que vai alavancar de vez essa região de Barra”, declara.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados