Fruto de indicação de Ireuda Silva, serviço de intermediação da mão de obra feminina será lançado nesta quarta-feira

Após indicação da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura de Salvador lança nesta quarta-feira (12) o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra da Mulher Soteropolitana – SIMM Mulher. O evento acontece no Comércio, às 9h, e contará com a presença de Ireuda e do vice-prefeito Bruno Reis.

Um dos principais objetivos do projeto é inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho, ajudando a movimentar e a dinamizar a economia de Salvador, que ainda conserva altos índices de desemprego. De acordo com Ireuda, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que as mulheres constituem uma parcela vulnerável da sociedade no quesito emprego, fato agravado pela pandemia do novo coronavírus. Vítimas do machismo, são muitas vezes preteridas em seleções e ganham menos que os homens, mesmo quando possuem qualificação igual ou superior.

“Fico muito feliz que o prefeito ACM Neto e o vice-prefeito Bruno Reis tenham se sensibilizado quanto à importância de um projeto como esse. Mostra que a prefeitura de Salvador está preocupada com essa realidade desfavorável das mulheres de nossa cidade. Buscar diariamente políticas que diminuam a desigualdade é um desafio e um dever de todos que ocupamos funções representativas. Penso que esse projeto também pode beneficiar especialmente as mulheres negras, que são maioria em nossa cidade e, além de sofrerem com o machismo, são também vítimas do racismo”, diz a republicana.

De acordo com o projeto, a vulnerabilidade das mulheres negras ao desemprego é 50% maior. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a cada 1 ponto percentual a mais na taxa de desemprego, as mulheres negras sofrem, em média, aumento de 1,5 ponto percentual. Por outro lado, elas têm mostrado um grande potencial para contornar as dificuldades: na última década, o volume de mulheres à frente dos pequenos negócios cresceu 18%, enquanto que o dos homens teve um aumento de apenas 8%, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados