Cuidados com a saúde bucal são essenciais em tempos de coronavírus

A boca é a parte do corpo humano responsável pela alimentação e mastigação. Serve também como porta de entrada e moradia para vários microrganismos prejudiciais à saúde. Por isso, é importante cuidar da higiene bucal, medida que previne e evita problemas já conhecidos, como cáries, mau hálito, periodontite, sangramento gengival e até a perda dentária. Além disso, quem negligencia a saúde bucal está sujeito a um novo risco: a contaminação pela Covid-19.

Para manter a higiene da boca em perfeito estado, é preciso tomar alguns cuidados durante a rotina diária. Uma delas é escovar os dentes três vezes ao dia, de forma cuidadosa e delicada, para não se machucar. A quantidade de pasta deve ser do tamanho de um “grão de ervilha”.

Outra orientação é escovar a língua trazendo a sujeira de dentro para fora. Uma dica ao escovar a língua é usar a escova deitada, para provocar menos enjoos. E também usar o fio dental para tirar a sujeira entre os dentes.

As informações são da coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mayana Calasans. “É preciso ter cuidado com os itens de higiene pessoal, a exemplo da escova de dente, que deve ser higienizada com uma solução de limpeza”.

A solução para higienização das escovas deve ser feita com um copo cheio de água filtrada ou fervida, adicionando uma colher de sopa de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. O método deve ser repetido depois de cada uso. Já o armazenamento deve ser feito com a escova em pé, com as cerdas para cima sem que encoste em outras.

Para para quem usa prótese dentária, é preciso higienizá-la escovando, removendo a sujeira e os micróbios com água e sabão neutro ou de glicerina. A solução de limpeza pode ser preparada com meio copo de água sanitária e meio copo de água filtrada ou fervida. A prótese deve ser colocada de molho por dez minutos e depois enxaguada com água.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados