Deputados lamentam as 100 mil mortes por Covid-19

Diversos deputados lamentaram ao longo do fim de semana as mais de 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil. Nesta segunda-feira (10), segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa com base em dados das secretarias estaduais de Saúde, já são 101.142 mortes.

Câmara e Senado decretam luto oficial em respeito aos mortos pela Covid-19
Os líderes da Oposição, André Figueiredo (PDT-CE), e da Minoria, José Guimarães (PT-CE), na Câmara dos Deputados, lamentaram as mortes, acusaram o presidente Jair Bolsonaro de ser omisso e de minimizar a gravidade da doença e se solidarizaram com as famílias que perderam parentes na luta contra o coronavírus.

“Bolsonaro desdenha da vida, da dor de 100 mil famílias, e do povo brasileiro. Com sua política negacionista, coloca o Brasil entre os países com mais óbitos pela Covid-19. É o caos social, humano, econômico, sanitário”, criticou Figueiredo.

O líder da Oposição disse ainda que Bolsonaro será condenado pela justiça brasileira e por órgãos internacionais. “Bolsonaro vai terminar sua vida política na cadeia. É vergonhoso ter um presidente que não se solidarize com as mais de 100 mil famílias enlutadas e não tenha responsabilidade de fazer com que o povo não sofresse tanto”, acrescentou.

Segundo o líder da Minoria, a América Latina passou a liderar o número de casos da doença no mundo “puxada pelo Brasil”. “Contando com o Caribe, a região já responde por 4,34 milhões de infectados, à frente da América do Norte, que registra 4,23 milhões de casos”, comparou Guimarães. “E não se ouviu uma palavra sequer, vinda de Bolsonaro, em solidariedade às famílias. 100 mil vítimas desta omissão governamental!”, disse.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado Coronel Armando (PSL-SC) reconheceu que 100 mil mortes é uma “marca muito elevada” e que “causa muita dor”. “Como vice-líder do governo, nosso sentimento é de pesar, junto às famílias que perderam entes.”

Ele afirmou que o governo tem se empenhado em repassar recursos para estados e municípios.  “Medidas estão sendo tomadas, mas sabemos que não tem vacina nem remédios efetivamente prontos contra a doença. Resta a nos mandar uma mensagem de condolência às famílias das vítimas”, lamentou.

Também vice-líder do governo, o deputado Eros Biondini (Pros-MG) destacou o papel da Câmara na análise das dezenas de medidas provisórias encaminhadas pelo governo. “Isso permitiu que o orçamento chegue mais rápido a políticas de saúde e de assistência social, como o auxílio emergencial de R$ 600 e outras medidas, para que não faltem medicamentos, leitos e para que não tenhamos fila no SUS”, exemplificou. (Câmara de Notícias)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados