TRE-BA lança série de vídeos com temas relativos às Eleições Municipais 2020

Produção é feita pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação; materiais serão veiculados nas redes sociais do Tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança mais um produto com conteúdos relativos às Eleições Municipais de 2020: a nova série de vídeos “Que é que é isso?”. Produzida pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação, os materiais serão veiculados nas redes sociais, com narrativa didática. A previsão é que os vídeos sejam publicados a cada dois dias nas páginas da Justiça Eleitoral no Youtube (@tvtreba), Facebook, Instagram e Twitter (@trebahia).

Conforme o presidente da comissão, Victor Xavier, o objetivo da série é divulgar informações sobre o funcionamento do processo eleitoral. “A proposta é educativa. Queremos disseminar conceitos básicos do dia a dia da Justiça Eleitoral e que não chegam facilmente ao eleitor. A ideia é fazer com que o eleitor compreenda o que são crimes eleitorais, condutas irregulares do candidato e do próprio eleitor, por exemplo, com uma linguagem simples e acessível”, explica.

O primeiro vídeo da série foi ao ar nesta terça-feira (4/8) e trouxe como tema a captação ilícita de sufrágio, que nada mais é do que compra de voto. “No episódio, a gente explica que a captação de sufrágio é crime, mas quem vende o voto, ou seja, o eleitor, também está cometendo o crime. Dessa forma, a gente acredita que está colaborando com a educação política”, pontua Xavier.

De acordo com o presidente da comissão, está previsto ainda o lançamento de outra série similar a “Que é que isso?”, intitulada “Né Não?”, cuja proposta é desmitificar boatos eleitorais. Vale ressaltar que a Comissão de Enfrentamento à Desinformação também estreou, no último dia 29 de julho, a campanha de combate à desinformação com a personagem “Ninha, a urninha”. O objetivo é esclarecer, de forma lúdica, as dúvidas dos eleitores sobre as notícias falsas durante o período das Eleições Municipais 2020.

Confira o primeiro episódio da série

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados