Esgotos indicam nova escalada de casos da COVID em BH, com estimativa de 850 mil pessoas já contaminadas

O Boletim de Acompanhamento nº 09/2020 do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos, divulgado nesta sexta-feira, 31 de julho, aponta uma nova escalada na estimativa de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Belo Horizonte (MG). Após os resultados do mapeamento indireto da pandemia por meio da análise do esgoto ter estacionado nas semanas anteriores em cerca de 500 mil pessoas infectadas, o novo boletim aponta que cerca de 850 mil pessoas já estariam infectadas pelo vírus. Os casos confirmados na localidade abrangida pelo projeto chegam a menos de 20 mil.

O projeto Monitoramento COVID Esgotos é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Os resultados da coleta de amostras de esgoto nas sub-bacias sanitárias do ribeirão do Onça e do ribeirão Arrudas, que recebem efluentes de Belo Horizonte, indicam novo aumento na projeção de pessoas infectadas, afastando a análise de que a infecção havia chegado a um platô.

Porém, os pesquisadores reforçam que indivíduos infectados podem excretar partículas virais em fezes por um período de até quatro semanas e que o monitoramento dos esgotos reflete toda a população que pode contribuir com partículas virais para o esgoto, em diversos estágios da infecção, sintomáticos e assintomáticos.

Pela nona semana o vírus foi identificado em 100% das amostras coletadas na bacia do Onça, enquanto pela sétima semana consecutiva foi detectado nas amostras da bacia do Arrudas. Segundo os pesquisadores, os dados mais recentes indicam que os novos casos se concentram na bacia do Arrudas, com números estimados em cerca de 700 mil nela. Já na bacia do Onça, a população estimada de infectados tem se mantido estável nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados