Marta Rodrigues vai coordenar Encontro Ipadê das Pretas

Em parceria, a Câmara Municipal de Salvador e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) realizarão, nesta sexta-feira (31), às 17h, o encontro de mulheres negras “Ipadê das Pretas”. A atividade virtual terá a participação de Zezé Motta e da panafricanista do Cabo Verde, Samira Fernandes, entre outras personalidades e ativistas. O Ipadê das Pretas será transmitido pela TV Câmara Salvador,no canal aberto 61.4, no Portal www.cms.ba.gov.bre pela página www.facebook.com/tveradiocam.

O evento será coordenado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia da Câmara de Salvador. Como explica Marta, “faz parte do ciclo de atividades do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, reverenciado dia 25 de julho, data em que se destacam as bandeiras de luta da mulher negra e diante dos diversos vieses de racismo e machismo aos quais estão submetidas na sociedade”.

De acordo com o Coletivo de Mulheres da Conen, o encontro acontece todo ano no mês de julho como reconhecimento do dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, data que marca o protagonismo das mulheres negras na formação social, cultural e política do Brasil e dos países da diáspora negra nas Américas.

Na atividade, serão lembradas diversas mulheres negras revolucionárias históricas da luta antirracista no Brasil e no mundo, a exemplo de Wangari Muta Maathai, Maria Felipa e Lélia González, Tereza de Benguela.

“O termo ípadé em iorubá significa encontro e reunião. É mais uma oportunidade de afirmar a necessidade de reverter a situação de desigualdade que atinge as mulheres negras, tendo em vista os indicadores de pobreza, violência e acesso à justiça”, explica Diulice Vitório, integrante do coletivo.

Também foram convidadas para o encontro a historiadora Nazaré Cruz, da Coordenação Executiva Nacional da Conen; a socióloga Vilma Reis, da Mahin Organização de Mulheres Negras; a economista e técnica do Dieese/BA, Ana Georgina Dias; a atriz e poetisa Stael Kianda Machado; a atriz, dançarina, trancista especialista em estética negra Negra Jhô; a contramestra de capoeira e professora Kaliana Barbosa; e a cantora e compositora Andressa Ribeiro. O músico e escritor do Livro Mulheres Abayaomi, Adilson Passos, também estará presente.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados