Comandante da Ronda Maria da Penha recebe Prêmio Maria Felipa 2020

A major da polícia militar da Bahia, Flávia Barreto, comandante da Operação Ronda Maria da Penha, recebeu, na tarde de sábado (25), o prêmio Maria Felipa, junto a outras 11 homenageadas. O prêmio que é concedido pela Câmara de Vereadores tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por mulheres negras latino-americanas que se destacam na luta contra a discriminação racial.

Em sua 11ª edição este ano, por conta da pandemia, foi realizado sem a presença do público, no Teatro Jorge Amado, no bairro da Pituba seguindo todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, a cerimônia foi transmitida pelas redes sociais e pela TV Câmara Salvador.

Maria Felipa Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica. Assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, também lutou pela independência da Bahia. Liderou um grupo de mais de 200 pessoas na luta contra as tropas portuguesas que atacavam a ilha em 1823.

Com belas trajetórias, cada uma das homenageadas discursou sobre suas vivências e como enfrentam o machismo e o racismo em suas respectivas carreiras. As 12 homenageadas são exemplos de luta pela igualdade social e de direito das mulheres negras na sociedade. Ana Amélia (médica oncologista), Ashely Malia (jornalista), Flávia Barreto (major da PMBA, Ronda Maria da Penha), Carolina Santana (guarda municipal), Juliana Galvão (psicóloga), Luana Assis (jornalista), Noemia Araújo (liderança comunitária), Charlene da Silva Borges (defensora pública federal), Jeane Cordeiro de Oliveira (empresária), inspetora Amado (guarda municipal), Carol Barreto (estilista), Maria das Graças (marisqueira) e Ana Teles (empreendedora).

“Pra mim é uma honra e responsabilidade muito grande receber um prêmio que carrega o nome de uma mulher tão importante para a história da Bahia, do Brasil! Maria Felipa liderou mulheres com maestria, nos representando com muita coragem e garra. E é assim que pretendo trabalhar sempre, hoje especialmente, na defesa das mulheres da Bahia para o fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. Gratidão!” Agradeceu a major Flávia emocionada.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados