Carnaval e outras festas podem ser adiadas em Salvador

Em entrevista ao programa GloboNews Debate neste domingo (19), o prefeito de Salvador ACM Neto disse que todo o calendário de festas populares de Verão de Salvador está ameaçado de não acontecer caso não haja vacina para imunizar a população contra o novo coronavírus. Essa foi a primeira vez que o prefeito falou – mesmo que lateralmente – sobre o reflexo da pandemia em festas como Santa Bárbara, Conceição da Praia, Lavagem do Bonfim e Iemanjá. No mesmo programa, Neto declarou que a definição de uma nova data para o Carnaval pode sair ainda em agosto e que a nova data para a folia momesca pode ser em julho.

Na semana passada, Neto havia dito que pode adiar o Carnaval caso não haja uma vacina que garanta a segurança dos foliões até fevereiro. A falta da imunização tambem foi a justificativa dada ontem para a possibilidade de suspender as festas populares da cidade. Em uma intervenção, Neto afirmou que quando fala de Carnaval e de festas em Salvador não está se referindo a lazer, mas a geração de trabalho e renda.

ACM Neto voltou a enfatizar que o mais provável neste momento é que não haja vacina até fevereiro – “temos de ser realistas e a vida sempre tem de estar em primeiro lugar” – e defendeu que o adiamento do Carnaval seja uma decisão tomada em conjunto pelos prefeitos das cidades com tradição de festa, citando, além de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Ele garantiu que já foi procurado e conversou com o colega de São Paulo, Bruno Covas, que aprovou a ideia do adiamento.

Neto ainda levantou a hipótese de o Carnaval ser realizado no início de julho. “No caso de Salvador, se esse novo calendário vier a ser aprovado, é possível juntar feriados para garantir 4 ou 5 dias de festa”, disse.

Ele repetiu que o limite que tem para decidir sobre o adiamento do carnaval – e das festas de verão – é o mês de novembro, mas que essa decisão pode ser tomada antes porque o prazo de São Paulo e Rio de Janeiro – cidades onde há desfiles de escolas de samba – seria no final de agosto. (Correio*)

Categorias: Destaque

Etiquetas: ,,

Comentários estão fechados