Mais de 692 mil passageiros já tiveram a temperatura monitorada em estações de metrô

As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações do Sistema Metroviário da Lapa e de Pirajá, em Salvador, já alcançaram o total de 692.534 passageiros monitorados, até a última terça-feira (14). Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 496 delas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 224 mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.

As pessoas suspeitas de infecção pela doença foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhadas para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 233 testes rápidos, com 27 resultados positivos, e 155 pessoas realizaram o exame RT-PCR. Os resultados dos exames coletados em PCR, que identifica a causa da infecção, são encaminhados para análise na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e os passageiros recebem os resultados em 48 horas.

O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Sesab e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), e com o apoio da CCR Metrô Bahia. De acordo com o diretor presidente da CTB, Eduardo Copello, “o monitoramento pelas câmeras e a realização dos testes nos passageiros, se juntam às medidas já implementadas de higienização dos vagões, catracas, uso de máscaras pelos passageiros e buscam trazer segurança para bloquear a transmissão do vírus, num ambiente com fluxo elevado de pessoas”.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, explicou a importância do monitoramento nas estações. “Este monitoramento, além de ser uma tranquilidade para as pessoas que testam negativo, também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Agora, elas já sabem que estão contaminadas e que devem se isolar, e podem, inclusive, ser acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Covid-19 pela Sesab”.

Categorias: Noticias

Etiquetas: ,

Comentários estão fechados