Bahia está entre os estados do Norte e Nordeste que mais ouvem rock

As bandas britânicas Coldplay e Keane, a americana Imagine Dragon e os brasileiros do Charlie Brown Jr. estão entre os grupos mais tocados, segundo a pesquisa, que vai de 2015 a 2019.

Nesta segunda-feira, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. Detentor de um dos maiores banco de dados sobre música da América Latina, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um estudo sobre o gênero musical no país.

O levantamento levou em consideração apenas o segmento de Rádios e apontou as 25 músicas de Rock mais tocadas entre os anos de 2015 e 2019. A partir deste ranking, foi possível identificar os estados que mais executaram as músicas do gênero.

Na liderança, ficou “Adventure of a lifetime”, gravada pela banda Coldplay. Os britânicos emplacaram ainda “Hymn for the weekend” entre as cinco primeiras colocadas. Também se destacaram “Thunder”, sucesso do Imagine Dragons, além de “Somewhere only we know”, gravada pela banda britânica Keane, e “Só os loucos sabem”, dos brasileiros do Charlie Brown Jr.

Já em relação às rádios no Brasil, o estudo aponta que estados das regiões Norte e Nordeste lideram a lista dos que mais tocaram rock and roll no país em relação aos demais gêneros musicais nos últimos cinco anos.

O Pará encabeça o ranking e, das execuções de músicas nas rádios no estado, 5,49% são dedicadas ao rock. O Piauí vem em segundo lugar com 5,43%, seguido por Amazonas (5,22%), Maranhão (4,75%) e Distrito Federal (4,58%). O Rio de Janeiro ficou em sexto, com 4,04% das execuções das músicas desse estilo nas rádios. São Paulo apareceu na 11a posição, com 2,64%.

O levantamento no segmento de Rádios apontou ainda que, no período avaliado, o Rock foi o sexto gênero musical mais tocado no país, com 2,75% de execuções de músicas. O sertanejo ficou em primeiro com 37,62% das execuções, seguido pelo Pop (30,21%), MPB (11,89%), Eletrônica (4,74%) e Pagode (3,23%).

É importante ressaltar que o estudo do Ecad leva em consideração, em seu segmento de Rádio apenas as emissoras que estão adimplentes no país.

Ranking dos estados que mais tocaram músicas de Rock (leva em consideração apenas o segmento de Rádios):

1 – Pará – 5,49 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

2 – Piauí – 5,43 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

3 – Amazonas – 5,22 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

4 – Maranhão – 4,75 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

5 – Distrito Federal – 4,58 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

6 – Rio de Janeiro – 4,04 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

7 – Pernambuco – 3,57 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

8 – Rio Grande do Norte – 2,90 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

9 – Rio Grande do Sul – 2,84 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

10 – Bahia – 2,78 % de rock na programação das rádios em comparação aos demais gêneros musicais

Categorias: Noticias

Etiquetas: ,,,,

Comentários estão fechados