Candeias: em sessão concorrida, vereadores afastam prefeito do carrgo por suspeita de irregularidade

Durante sessão realizada nesta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Candeias, os vereadores decidiram afastar preventivamente o prefeito Doutor Pitágoras Ipiapina (PP), acatando a um pedido feito pelo morador Marcelo Anderson Vilas Boas, que denunciou o gestor por suposto superfaturamento na compra de respiradores utilizados na covid-19.

A análise do processo, que teve participação de todos os parlamentares da casa, começou pela manhã e só encerrou no final da tarde com a decisão após votação secreta. Por 9 votos a 8, a denúncia de infração político-administrativa e o pedido de afastamento foram aceitos.

De acordo com o documento do morador, Doutor Pitágoras teria pagado mais de R$ 1,4 milhão por oito respiradores, ficando ao preço de R$ 175 mil cada equipamento.

Por causa da decisão, assume agora a prefeitura, ainda na noite desta quinta-feira, a vice-prefeita Márcia Gomes (PSDB).

Em nota à imprensa, o prefeito negou a ilegalidade. Confira nota na íntegra:

Em relação à denúncia recebida na Câmara de Vereadores da cidade no dia de hoje (09) para abertura de processo de investigação contra o prefeito municipal, Dr. Pitágoras afirma que não existe previsão legal, na Constituição Federal, na Constituição do Estado da Bahia, ou na Lei Orgânica do Município de Candeias que ampare a referida decisão da Câmara Municipal em proceder o afastamento cautelar do prefeito.

Há clara ofensa aos mais caros princípios Constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e contraditório. Quando e se for notificado pelo Poder Legislativo, o prefeito Dr Pitagoras entrará com as medidas judiciais cabíveis, para o restabelecimento urgente das regras democráticas, das leis, da constituição e do mandato outorgado pelo voto do povo.

Desta forma, o prefeito afirma que essa é mais “uma articulação dos que não aceitam o crescimento da cidade, nos últimos 4 anos, que retirou Candeias do atraso em que se encontrava, fazendo-a avançar em todas as áreas, o que transformou Candeias em uma cidade como você nunca viu, com grandes obras e ações para nossa população em todos os bairros e distritos”. (Com informações do Correio da Bahia). Foto: Reprodução/Instagram

Categorias: Destaque

Etiquetas: ,,

Comentários estão fechados