Hospital de campanha da Arena Fonte Nova completou um mês de funcionamento

Os últimos 30 dias tem sido bem diferentes na Arena Fonte Nova. O estádio de futebol, bem conhecido dos baianos, tornou-se o maior hospital de campanha da Bahia dedicado a pacientes diagnosticados com a Covid-19. Os times de futebol e as torcidas deram lugar aos quase 400 funcionários que integram as equipes de saúde multidisciplinar, administrativo, segurança, portaria e aos mais de 150 pacientes que foram e estão sendo atendidos pela unidade.

Ao longo dessa curta trajetória, muitas conquistas foram alcançadas como a cura de 64 pacientes, e também momentos de tristeza como a derrota de 16 pessoas para a doença. Conforme a superintendente de enfermagem da unidade Marcela Marques os profissionais da linha de frente vivem quase que diariamente com esse misto de emoções. “Há uma aproximação e um carinho muito grande com os pacientes. Eles nos contam suas histórias de vida, sobre suas família, suas angústias e sonhos. Então cada evolução, cada alta é bastante celebrada por todos, bem como a dor quando alguém é vencido pela doença”, relatou.

A unidade, montada na área originalmente destinada aos camarotes do estádio, foi implantada e equipada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Com capacidade total para 240 leitos, disponibilizados de forma progressiva conforme da demanda, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 140 de enfermaria.

O hospital de campanha da Arena Fonte Nova conta com profissionais qualificados e equipamentos modernos que são essenciais no tratamento dos pacientes, como o tomógrafo computadorizado, importante para a avaliação do comprometimento do sistema respiratório, onde foram realizados 155 exames indispensáveis para a assistência e monitoramento do estado de saúde dos infectados.

Para a diretora médica da unidade a Dra Ledivia Espinheira os últimos 30 dias foram de muitos desafios. “Todos os dias é uma nova batalha que se inicia contra esse vírus e aqui na unidade da Arena Fonte Nova não é diferente. Mas, trabalhamos com a certeza que estamos nos esforçando ao máximo para oferecer aos nossos colaboradores e pacientes um ambiente harmônico e seguro além de uma assistência humanizada, de qualidade e eficaz. Quem vem nos monitorar sai com a ótima impressão de que estamos fazendo o melhor, com as dificuldades que já são do conhecimento de todos”, pontua. Fotos: Mateus Pereira

Categorias: Noticias

Etiquetas: ,

Comentários estão fechados