Testagem rápida para Covid-19 recomeça em Camaçari

Recomeçou a realização dos testes rápidos para COVID-19 em Camaçari. Através de um investimento de R$ 925 mil foram comprados 25 mil unidades do tipo IGG/IGM, que estão sendo aplicados nas unidades de saúde e em ações nos bairros com maior ocorrência de casos confirmados.

Seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os testes são aplicados, somente após avaliação médica, em pessoas acima de 60 anos; profissionais de saúde e de segurança, bem como aqueles com quem dividem o ambiente residencial; portadores de doenças crônicas sintomáticos; e população economicamente ativa, de 15 a 59 anos, com sintomas. Pessoas de 1 mês a 14 anos de idade farão o teste mediante a apresentação de sintomas a mais de sete dias.

O secretário da Saúde, Luiz Duplat, explica que, “é importante que a população entenda a importância dos critérios clínicos, pois, para que o teste não apresente um resultado falso é importante que o paciente esteja dentro dos critérios analisados pela triagem. De forma nenhuma iremos negar o teste a quem estiver dentro dos critérios. Quando uma pessoa vai a unidade e o profissional informa que não deve ser aplicado é porque a pessoa não está dentro dos critérios, e com isso o resultado será falso. Nesse caso é feito um agendamento para a pessoa retornar e fazer o teste dentro dos dias de sintomas necessários”.

No Distrito Sanitário de Monte Gordo os testes estão acontecendo na Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra do Pojuca, no Pronto Atendimento (PA) de Monte Gordo, e no Centro de Enfrentamento ao Coronavírus, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Bento.

No Distrito Sanitário de Abrantes estão acontecendo na Unidade de Enfrentamento, localizada na UBS Vila de Abrantes, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe, no PA Dr. Artur Sampaio, em Vila de Abrantes, e na USF Fonte das Águas.

Na sede, os testes estão ocorrendo nas unidades de sintomáticos: as USFs do Ponto Certo, Gravatá e Phoc III; e nas unidades de assintomáticos: USFs Jardim Limoeiro II, Novo Horizonte, Nova Vitória, Ponto Certo, Burissatuba, Gravatá, Santo Antônio, Piaçaveira, Parque das Mangabas, Phoc III, Verde Horizonte I, Verde Horizonte II, Parafuso e Gleba E.

Além dos testes nas unidades de saúde, a Sesau também fará mutirões de testagem rápidas em ações nos bairros com maiores índices de casos confirmados de Camaçari. Confira o calendário:

Distrito Sanitário da Sede

7/7- Gleba B – no entorno da unidade de saúde às 9hs
10/7-Jardim Limoeiro II – no entorno da unidade de saúde
14/7- Camaçari de Dentro – no entorno da unidade de saúde
17/7- Gravatá – no entorno da unidade de saúde
21/7- Nova Aliança – no entorno da unidade de saúde
24/7- Renascer (Phoc) – no entorno da unidade de saúde
28/7- Nova Vitória – no entorno da unidade de saúde
31/7- Ponto Certo – no entorno da unidade de saúde

Distrito Sanitário de Abrantes

7/7 – Fonte das Águas – Local: Em frente à USF
7/7 – Cordoaria – Local: Na Associação de Moradores
7 a 9/7 – Abrigos de Idosos – Local: Nos abrigos do território de Abrantes
14/7 – Abrantes- Local: Praça da Matriz
16/7 – Catu de Abrantes- Local: Em frente à USF
21/7 – Arembepe – Local: Em frente à UBS

Distrito Sanitário de Monte Gordo

7/7 – Monte Gordo – Local: Feira de Monte Gordo
9/7 – Barra do Pojuca – Local: Feira de Barra de Pojuca
14/7 – Cetrel – Local: Conjunto Residencial Caminho do Mar
16/7 – Barra do Jacuípe – Local: Em frente à escola Darcy Ribeiro
21/7 – Monte Gordo – Itaipu – Local: Em frente à Escola Municipal Prof.ª Marcelina Bispo da Silva

Categorias: Noticias

Etiquetas: ,,

Comentários estão fechados