Marta pede ações emergenciais de combate à Covid19 no Subúrbio: “Os dados da prefeitura mostram que é onde morre mais gente”

Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) cobrou da Prefeitura de Salvador ações emergenciais nas periferias e nas áreas onde concentram maior população negra da cidade. Segundo ela, dados mostram que há um enorme contraste, consequência da desigualdade racial e social, entre quem testa positivo para a Covid19 e quem, de fato, morre pela doença.

De acordo com Marta, o boletim epidemiológico da prefeitura, publicado dia 30 de junho, aponta que é nas áreas da prefeitura Bairro/Ondina onde se tem mais casos testados positivos da doença. No entanto, é no Subúrbio Ferroviário onde ocorre mais mortes.

O Boletim mostra que o maior número de casos positivos testados é maior na prefeitura bairro Barra/Ondina, com taxa de incidência de 1198 a 1305 por 100 mil habitantes, enquanto no Subúrbio é de 762 a 871. “Mas quando falamos de mortes, é nesta ultima região onde acontece o maior número de óbitos, com taxa de incidência em 500 a 597 por 100 mil habitantes. . Já na região da Barra, Ondina e Pituba, a incidência de letalidade é 395 a 463”, diz.

Para a vereadora, o recorte nos mostra que é preciso intensificar as ações de políticas públicas, sociais e de campanha no Subúrbio, e demais bairros periféricos, que precisam ser foco, uma vez que é onde concentra maior número de negros, estes os que apresentam as principais comorbidades que agravam a doença.

Recorte total – Outro recorte do Boletim mostra que os negros em Salvador estão sendo as vítimas que mais morrem.
“Dos óbitos confirmados em Salvador, 79% ocorreram entre a população que se declara como negra e parda, 6% na população branca, 0,4% ‘amarela’ e 0,1% indígena”, relata a edil.

Marta lembra que, desde o início da pandemia, diversos pesquisadores já alertavam para a fragilidade das periferias e do povo, em sua maioria negra, que apresenta em maior índice populacional as comorbidades que agravam a doença, causando a morte.

Projeto Vidas Negras Importam – “Por isso apresentei projeto para que a prefeitura e a secretaria de saúde disponha equidade na atenção à saúde do povo negro, tenha um olhar diferenciado para a maioria da população soteropolitana. E além disso, notifique a cor e raça nas vítimas da covid, pois vamos precisar urgentemente estabelecer políticas públicas para essa população, durante e após a pandemia”, declarou. O projeto pede, ainda, notificação obrigatória dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) e população em vulnerabilidade.

Categorias: Noticias

Etiquetas: ,,

Comentários estão fechados